CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Publicidade / Fashion Tendências

Estampa de fruta pode valorizar ou detonar o look. Veja como usar a tendência

A estampa de fruta é tendência, principalmente se for verde e amarela. Mas, ao aderir a esta moda, é preciso ter cuidado para não aumentar o volume do corpo ou ‘pesar’ o look com muita informação. Veja dicas

Juliana Cazarine Publicado em 30/01/2014, às 17h03 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tendência de moda: aprenda a usar estampa de fruta - Foto-montagem
Tendência de moda: aprenda a usar estampa de fruta - Foto-montagem

Com um abacaxi e um limão, no verão, você faz... um look fashion! Desde a temporada de 2011, com a saia de banana da Prada, as estampas de fruta são tendência, mas, segundo Astrid Façanha, professora dos cursos de moda do Senac, em 2014 é que a padronagem ganhou - e promete ganhar ainda mais - o guarda-roupa das fashionistas. “No ano da Copa, o Brasil quer mostrar o que tem de bom, sua condição tropical. Desenhos de todas as frutas estão na moda, mas principalmente as que são verde e amarela.”

+ Decote ombro a ombro é tendência na alta-costura e nos looks das famosas

+ Top cropped: inspire-se no visual das famosas e veja dicas para usar

Mas a estampa de fruta pode aumentar visualmente o corpo ou deixar o visual carregado. “Apesar de ser uma tendência forte, é difícil de usar. Além de aumentar o volume do corpo, pode até envelhecer a pessoa. É preciso ter cuidado para não virar a Carmen Miranda”, avalia a professora. Entenda por cuidado usar uma peça estampada - de preferência uma que tenha a cara do verão, como short ou saia - e uma lisa. “Escolha uma cor presente na estampa para o restante do look”, sugere.

O look totalmente estampado não é proibido e os vestidos e macaquinhos estão aí para democratizar a tendência. Segundo Astrid, também é possível usar um short e um blazer com a mesma estampa ou até misturar desenhos de frutas e flores. “Para não ‘pesar’ o visual, a dica é equilibrar a roupa com acessórios discretos, como colares compridos que alongam a silhueta ou sapatos nude, e usar roupas ajustadas ao corpo”.

O ‘truque’ de usar roupa ajustada ao corpo também vale para quem tem silhueta plus size, oval ou apenas uns quilinhos a mais. “A estampa tem muita informação. Nesse caso, o ideal é escolher uma estampa menor e roupas próximas ao corpo, para que o silhueta não fique maior”, sugere Astrid. Mas, se a ideia é dar volume ao corpo, grandes desenhos e modelagens fluidas são as melhores escolhas. “Sempre equilibrando o volume”, reforça.