Sapatos baixos podem causar dores nas costas; reumatologista explica

Assine

Por Bruna Nastas

Sapatos baixos podem causar dores nas costas; reumatologista explica

Especialista diz que os saltos baixos podem prejudicar a região lombar, causando desgaste nas articulações

Muitas mulheres sabem que o salto alto faz mal para a coluna. Porém, os saltos baixos também prejudicam a região lombar, podendo causar desgaste nas articulações.

A reumatologista Sueli Carneiro explica que é importante, ao realizar a compra de um calçado, optar por um modelo compatível com o formato do seu pé. "O sapato ideal deve ter o solado resistente, salto entre 2 e 4,5 cm, formato e tamanho adequados ao tipo do pé. E aí você perguntaria: como acompanhar a moda e as variações que o sapato deve ter para se encaixar nos diferentes  looks  do vestuário?  E  eu responderia: use os extremos (saltos muito baixos ou muito altos) por períodos curtos; fortaleça seus músculos e tendões com atividade física regular e musculação e tenha cuidado nos deslocamentos."

As sapatilhas, queridinhas das celebridades, usadas em excesso causam uma mudança na postura e no equilíbrio. "Este fato, possivelmente, seja o responsável pela dor lombar, no quadril e no calcanhar, que pode aparecer com o uso de sapatilhas ou  sapatos sem salto. No entanto, estes desconfortos tendem a desaparecer com a continuação do uso". Com as rasteirinhas, os problemas acabam sendo os mesmos.

Em caso de dores nos pés, a especialista aconselha adotar a seguinte medida: "banho de água fria-quente por 15 minutos e mobilização ativa dos tornozelos em movimentos de flexão-extensão, lateralidade e em círculos".

Tags relacionadas: fashion

Notícia publicada Qua, 12 abr 2017 as 10:04, por Bruna Nastas.






Mais Notícias de fashion