CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Estilista dá dicas para adotar tendências de moda para cada tipo de corpo

Saiba quais peças, tecidos, cortes e estampas combinam com os corpos ampulheta, triangular, retângulo, oval e mignon

Luiza Camargo Publicado em 23/04/2015, às 12h13 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruna Marquezine, Claudia Raia e Tatá Werneck - AgNews/Divulgação TV Globo
Bruna Marquezine, Claudia Raia e Tatá Werneck - AgNews/Divulgação TV Globo

As mulheres brasileiras têm muitos tipos de corpo. Entre eles, os mais comuns são o ampulheta, triangular, mignon, oval e retangular. Contudo, há peças e tendências de moda que combinam apenas com alguns tipos físicos, já diferentes tecidos, cortes e estilos ficam melhores em outros biotipos.

Em entrevista à CARAS Digital, a estilista Sophia Marins, especializada em roupas sob medida, deu ótimas dicas de que peças e estilos combinam com cada corpo; confira

Corpo ampulheta

caras
Bruna Marquezine

“Esse tipo de corpo é bem brasileiro. O quadril é mais largo e a cintura costuma a ser bem fina. Cuidado com as roupas bem coladas e justas, elas podem realçar muito o quadril. Transparências, decotes profundos e roupas curtas podem deixar o look vulgar, já que esse modelo de corpo tende a deixar a mulher mais sensual por si só. Abuse das estampas, principalmente na parte inferior do corpo para disfarçar o quadril, use também tecidos mais maleáveis, que dão forma sem realçar demais as curvas. Roupas com modelagem reta na parte inferior também são uma ótima opção”.

Corpo triangular 

caras
Camila Pitanga

Busto pequeno, quadris largos e ombros estreitos. Esse tipo de corpo pode apostar em decotes mais largos e modernos, para evidenciar o colo. Blusas estampadas são ótimas opções, mas deixe de lado o modelo frente única. Na parte inferior os tecidos fluidos, maleáveis, com tons médios e escuros, cortes retos, podem ser usados como truques para diminuir e dar proporção aos quadris. Invista em maxicolares, gargantilhas largas, golas altas e echarpes”.

Corpo retângulo

caras
Claudia Raia

“Esse corpo pede uma marcação maior na cintura. As saias do tipo tulipa ou lápis, são ótimas opções para dar esse efeito no corpo. Outra opção são sutiãs ou blusas com estrutura de bojo para dar mais busto. Uma boa dica para dar proporcionalidade à parte superior é investir em brincos grandes”.

Corpo oval

caras
Fabiana Karla

Esse é o corpo que deve tomar mais cuidado, já que os ombros e quadris são da mesma proporção. Valorize o colo e os tornozelos para tirar a atenção da região abdominal. Cores escuras ajudam a valorizar o corpo, mas nada de roupas largas, isso dará mais volume ao corpo”.

Corpo mignon

caras
Tatá Werneck

“Mulheres magras e baixinhas devem usar comprimentos mais curtos para alongar as pernas. O mesmo efeito pode ser conquistado com sapatos na cor nude e a exposição do colo com peças com decote tomara que caia”.