CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Jornalista Luciana Liviero exalta Nova York

No Castelo de CARAS, jornalista Luciana Liviero, da Record, fala sobre a mudança para a Big Apple

Redação Publicado em 03/01/2012, às 18h06 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Correspondente da emissora na Big Apple há um ano, ela encara o frio com animação e fala sobre a adaptação ao cotidiano americano na visita a Tarrytown. - Jayme de Carvalho  Jr.
Correspondente da emissora na Big Apple há um ano, ela encara o frio com animação e fala sobre a adaptação ao cotidiano americano na visita a Tarrytown. - Jayme de Carvalho Jr.

Trabalhar como correspondente internacional era um desejo antigo da jornalista Luciana Liviero (41), que nasceu em Brasília, mas deu o pontapé inicial na carreira em São Paulo. Com bem-sucedidas passagens pela rádio Jovem Pan, TV Tribuna, Rede Bandeirantes e Canal 21, ela ingressou na Rede Record em meados de 2003 e, em seguida, voltou à capital federal para atuar como repórter. Um ano e meio depois, Luciana retornou em definitivo a São Paulo por conta dos programas Fala Brasil e Record Notícias. “A vida me levou para o estúdio e lá fiquei, feliz. Como não contava mais em morar fora, comprei um apartamento em São Paulo, adotei duas cachorras e pensei comigo: ‘agora minha vida está organizadinha, vou sossegar.’ Mas aí, surgiu a proposta de vir para New York. Sossegar pra quê?”, recorda ela.

No início de 2011, Luciana encheu as malas com otimismo e ideias inovadoras e se mudou com as mascotes, Bia e Madonna, para a Big Apple. “Viajei a New York em 1998 e em 2009 sem imaginar que um dia voltaria para ficar. É uma experiência maravilhosa que a Record me proporciona e, por isso, sou muito grata. Já era fã da cidade; hoje, sou apaixonada por ela”, conta Luciana, que foi ao Castelo de
CARAS, a apenas 40 minutos de Manhattan, escoltada pelas suas duas cachorrinhas.

– Antes, você via New York como turista. E agora, como moradora, mudou sua percepção?

– Dizem que os nova-iorquinos são grossos, mas não é verdade. Eles são na deles e eu, faladeira, vou puxando papo com todo mundo. A simpatia quebra qualquer gelo. As cachorras também ajudam na socialização, ando com elas na rua e me perguntam sobre a roupinha, fazem carinho nelas.

– Este é o seu segundo inverno na cidade. Já se acostumou com o frio?

– Eu cheguei ‘no’ inverno, porque o início de 2011 foi considerado um dos mais rígidos dos últimos tempos. É muito, muito frio, mas não deixa de ter um lado positivo, a neve é linda, as pessoas se arrumam mais para sair de casa, você pode comprar botas maravilhosas... (risos)

– Como mulher, foi difícil encontrar novo cabeleireiro ou manicure, por exemplo?

– A unha, pelo menos no frio, dá para dar um truque, porque a gente fica de luva o tempo todo. (risos) Eu não sou neurótica, mas a coisa da vaidade é complicada. Dá vontade de mudar, fazer umas luzes no cabelo, mas tenho de tomar cuidado para não errar e aparecer loira do nada.

– Trouxe muitas malas?

– A casa de São Paulo continua montada, acho que trouxe só uns porta-retratos. O resto comprei tudo aqui. Trouxe roupas de inverno e algumas de verão, porque nunca sei se vou viajar de um dia para o outro...

– Seu guarda-roupa de jornalista é muito diferente do que usa longe das câmeras?

– Brilho, que eu adoro, é só para o fim de semana. Existe uma máxima que nada pode chamar mais atenção que a notícia. Se você estiver com um brinco maravilhoso, mulher nenhuma vai querer saber o que você está falando. Ao mesmo tempo, sou naturalmente descontraída e se a roupa for austera demais, não combina comigo. Tem de haver equilíbrio.

– Que tipo de matérias faz?

– Voltei a fazer reportagens de rua após cinco anos de estúdio e estou adorando! Não tenho uma editoria preferida e faço matérias gerais para o Jornal da Record, o que é uma ótima maneira de conhecer mil cantos da cidade. A ideia é aumentar o nosso espaço no jornal e aproveitar as histórias das pessoas interessantes que moram ou circulam por NY. As grandes cabeças do mundo e os grandes talentos passam por aqui. Espero apresentálos ao público brasileiro.

– O que destacaria de 2011?

– Ah, tanta coisa... Cobri a repercussão da morte de Osama Bin Laden, os dez anos dos ataques ao WTC e a abertura da assembléia geral da ONU pela presidente Dilma Rousseff. Adorei as entrevistas com Daniela Mercury e Zélia Cardoso de Mello. E também amei mostrar o leilão de jóias de Elizabeth Taylor.