CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Apresentador deixa o Miss Universo por medo de política homofóbica na Rússia

Andy Cohen não vai apresentar a edição deste ano do Miss Universo, que irá acontecer em Moscou, na Rússia. Em entrevista, ele disse ter medo das leis anti-gays do país

CARAS Online Publicado em 15/08/2013, às 10h20 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andy Cohen - GettyImages
Andy Cohen - GettyImages

Andy Cohen decidiu abandonar o posto de co-apresentador do Miss Universo, função que exerceu nos dois últimos anos, por medo das leis anti-gays que o presidente russo Vladmir Putin implementou no país onde acontecerá o concurso neste ano. Cohen, que é homossexual assumido, disse que não se sentiria seguro com o trabalho por causa das ‘políticas discriminatórias’ criadas pelo político. 

“A lei diz que todo mundo sob suspeita de homossexualidade pode ser preso”, disse Cohen, em conversa no E!News, com a apresentadora Giuliana Rancic, que dividia o comando do Miss Universo com ele. “Eu não sinto que é certo, como um homem gay, eu pisar na Rússia”, completou.

O governo russo aprovou uma lei no começo do mês proibindo qualquer propaganda da causa homossexual, sob ameaça de prisão a quem descumprir tais ordens. A decisão incentivou uma onda de ataques violentos aos homossexuais no país. Rencetemente, grupos neonazistas postaram vídeos na internet incentivando e mostrando a tortura de jovens gays, que aparecem ensaguentados e com vários hematomas pelo corpo. 

+ Katy Perry discute com político ao defender casamento gay

O presidente americana Barack Obama criticou Vladmir Putin sobre o caso e disse que espera que os atletas gays que vão participar das Olimpíadas de Inverno no ano que vem, na Rússia, levem muitas medalhas de ouro.

Quanto à edição do Miss Universo 2013, militantes da causa gay estão organizando um boicote ao evento caso ele realmente aconteça em Moscou, como o previsto. Eles exigem que o concurso seja realocado para outro país.