CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Noivas / Anuário 2012

NOIVAS: Talento catalão - Estilista Manuel Mota diz: 'Nada funciona tão bem quanto o branco'

O estilista Manuel Mota fala sobre as tendências da moda para casamentos e revela como sua carreira foi influenciada pelo cinema

Ana Silvia Mineiro Publicado em 23/07/2012, às 08h16 - Atualizado às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em Barcelona - As modelos brasileiras Flávia Oliveira, Laís Ribeiro e Bruna Tenório vestem as criações do estilista Manuel Mota - Divulgação
Em Barcelona - As modelos brasileiras Flávia Oliveira, Laís Ribeiro e Bruna Tenório vestem as criações do estilista Manuel Mota - Divulgação

O glamour da atriz Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo impressionou tanto o catalão Manuel Mota que mudou o seu destino. Ainda jovem, após assistir ao filme de Blake Edwards, o estilista decidiu: “Tenho que tornar as mulheres tão lindas quanto Audrey”.

Na Pronovias, onde está há 21 anos, Mota ocupa o cargo de diretor criativo do grupo fashion espanhol, voltado para o mercado nupcial, com vestidos e acessórios, além de roupas para festas. E Audrey Hepburn ficaria feliz ao saber do resultado de seu papel de musa na vida do estilista. Ele fez o traje de casamento da modelo inglesa Penny Lancaster com o roqueiro Rod Stewart, em 2007, e o da mexicana Genoveva Casanova, que se uniu, em 2005, ao aristocrata espanhol Cayetano Martínez de Irujo, filho da Duquesa de Alba. No Brasil, onde a marca tem lojas no Rio e em São Paulo, seu trabalho foi visto na TV ano passado, na série O Astro. O vestido de Amanda, personagem vivido por Carolina Ferraz, no casamento com Herculano Quintanilha, interpretado por Rodrigo Lombardi, levou a assinatura dele.

Em Barcelona, na Espanha, Manuel recebeu a equipe do Anuário CARAS Noivas poucas horas antes da apresentação da coleção 2013 da Pronovias, com o tema Le Jardin des Rêves (O Jardim dos Sonhos), no Museu Nacional d’Art de Catalunya. O estilista, que ressaltou as tendências florais em seus modelos, contou que se inspira no cinema e na natureza para criar os looks e que o branco continua sendo a aposta certa. “Já usei cinza, tons pastel, prateados, dourados, vermelho. Mas nenhuma cor, nada, funciona tão bem quanto o branco. Na noite de gala da última edição do Oscar, por exemplo, a maioria das celebridades vestia branco. É a cor da moda”, afirmou.

O que significa se dedicar à criação de um vestido de noiva?

As roupas de casamento são o que há de mais parecido com a altacostura. A fantasia não tem limites, podemos brincar com os volumes, trabalhamos com tecidos bonitos e bons. Fazemos moldes, usamos manequins e experimentamos várias vezes até chegarmos ao ajuste ideal.

Que tecidos você gosta de usar em suas criações?

Ultimamente, ando encantado com o tule, que havia saído de moda. Na coleção 2013, tem organza, bordado inglês, rendas e muitas flores.

Quais as tendências da moda noiva para o próximo ano?

Há várias, que abrangem um público bastante diverso. Para mim, a aposta é, sem dúvidas, em noivas cada vez mais informais, mas sem perder a elegância.

O que se deve usar em um casamento durante a noite?

Eu vestiria a mulher com mais imponência, talvez um vestido de tule de seda com pluma marabu, pedrarias, algo bem trabalhado.

E durante o dia?

Aberturas, fendas, pernas à mostra, chemisier, coisas mais leves. Para praias, vestidos curtos, shorts e pantalonas. Por que não? No campo, usaria um estilo gypsy chic, vestidos com a cintura bem baixa e marcada, saias com bolsos e blusas no estilo cigano, de mangas mais fofas. Fica muito bonito em uma cerimônia campestre.

Qual sua dica para a noiva não errar na escolha?

Sempre digo que ela não deve se disfarçar, nem se empolgar com fotos de outras pessoas, influenciar-se por amigas, imitar. A mulher tem que se olhar no espelho, observar bem o corpo, perceber o que mais gostaria de destacar e se aconselhar com um profissional. Analise-se e tire o máximo partido de si mesma. E sou adepto do menos é mais: diante de dúvidas, abra mão de acessórios e complementos.

Como vestir as mulheres esguias?

Eu indicaria chemisier, com mangas de gaza, abertas dos lados, punho e saias cheias de movimento. Apesar de parecer que a noiva está muito vestida, há toda a transparência.

E as não tão magras?

Nossos vestidos são feitos de forma a ajudar a diminuir as medidas. Mas aconselho peças por inteiro, com as saias um pouco évasé.

Quais suas apostas para os próximos meses?

Estou sempre bolando coisas novas, mas, para a primavera-verão, aposto em tomara que caia e um ombro só. Além disso, muita fluidez nas saias, tecidos que não pesam e flores. Bordados são fundamentais. Para não repetir as pedrarias, nós as trocamos por madrepérolas. No outono-inverno, capas com transparências, estolas, elementos para aquecer. Para adornar a cabeça, flores com plumas nas estações mais frias e adereços com glitter na época de calor.

E como é vestir as mulheres brasileiras? Existe alguma particularidade?

Adoro. As brasileiras têm um porte especial, uma energia, são lindas e sensuais. Elas permitem ao estilista sonhar. Não precisamos nos limitar a vestidos demasiadamente simples ou sóbrios, podemos ousar porque, em geral, tudo lhes cai espetacularmente.