CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Conheça pisos e revestimentos inovadores que mudam a decoração

Juliana Cazarine Publicado em 13/03/2013, às 19h06 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pisos e revestimentos são alternativas para renovar ou mudar completamente a decoração da sua casa - Divulgação
Pisos e revestimentos são alternativas para renovar ou mudar completamente a decoração da sua casa - Divulgação

A dica para quem quer mudar radicalmente ou apenas dar um “up” na decoração da casa são os pisos e revestimentos. Vale apostar em ladrilhos hidráulicos, pastilhas e outros materiais que imprimem a personalidade do dono em cada detalhe da decoração. Conheça cinco novidades apresentadas na Expo Revestir 2013 e veja as dicas da arquiteta Denise Barretto para aplicá-las na sua casa.

Ladrilho Hidráulico de cerâmica

O ladrilho hidráulico dá um toque colorido ao ambiente. Mas, por ser feito de cimento, não pode ser aplicado em alguns espaços. “O ladrilho absorve água e outros líquidos e, por causa disso, mancha com facilidade”, diz Arthur Grangéia, diretor da Colormix. Como alternativa ao ladrilho tradicional, agora existe o ladrilho hidraúlico de cerâmica. “Esse material permite que o ladrilho seja instalado em cozinhas, banheiros e lavabos, por exemplo”, diz Grangéia. A única restrição é para ambientes externos que não possuem cobertura. “Não é indicado para áreas abertas que podem molhar porque não é antiderrapante”, completa.

Se quiser usar o revestimento, “fique à vontade para abusar do mix de desenhos”, diz a arquiteta Denise Barretto. Para não errar na composição, preste atenção nas cores. “Use a mesma família de cores”, aconselha Denise. Mas o que vale mesmo é a percepção do dono da casa ou do arquiteto. “Com cuidado e avaliando bem cada um, a composição na fica poluída”, afirma.

Mosaico de vidro, mármore e alumínio

As pastilhas de vidro são uma alternativa para quem busca dar um toque de sofisticação à decoração. Por serem versáteis, podem ser aplicadas sozinhas ou ficar entre azulejos, por exemplo, se a intenção é ter uma decoração ornamentada. A novidade do mosaico de vidro, mármore e alumínio é que ele já tem essa “cara” de algo a mais. E o melhor: é uma peça democrática. “Podem ser usadas no lavabo, no banheiro, em cozinhas gourmet, no escritório ou até mesmo na parede da sala em que vai ficar o home theater”, sugere Denise.  “Mas use apenas em uma parede porque ela já vai ter muita informação”, completa.

Apesar do mosaico reunir diferentes materiais, a aplicação é como a das pastilhas de vidro. “A argamassa é a mesma, que é fácil de encontrar, mas é necessário que um profissional especializado aplique”, diz Arthur Grangéia. O mosaico pode ser usado em ambientes internos e externos.

Porcelanato com relevo

O porcelanato com relevo forma um desenho. Como um quebra-cabeça, cada peça tem uma parte da gravura escolhida para estampar a parede. O porcelanato pode ser uma alternativa - menos prática e rápida - aos papéis e adesivos de parede dentro e fora de casa. “Se quiser aplicar em ambientes internos, opte pela cozinha, copa, hall de entrada, banheiro ou em uma brinquedoteca. O material é ‘frio’ para ser usado no quarto, por exemplo”, diz Denise Barretto. No que diz respeito à harmonia do espaço, a arquiteta aconselha usá-lo em apenas uma parede ou, se quiser usar em todas, precisa haver equilíbrio entre as cores.

Mármore com textura e relevo

O mármore é uma peça-chave que funciona bem em quase todos os cômodos. Duas novidades lançadas na Expo Revestir 2013 são peças de mármores com desenhos inspirados em barcas indígenas e no Taj Mahal. Segundo a arquiteta, o mármore com desenho de barcas pode compor decorações sofisticadas ou românticas. “Depende de como ele vai ser combinado aos demais elementos que compõem a decoração”, diz. “Como a peça é clara, não é difícil de combinar. Dá para fazer misturas de cores e texturas”, afirma. E por falar em mix de texturas, o mármore com desenhos inspirados no Taj Mahal pode ser aplicado com pastilhas de vidro. “Combinar vidro e mármore sempre dá certo. Mas, se fizer isso, que seja em duas paredes no máximo”, aconselha a arquiteta.