CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba qual é o tapete ideal para a decoração da sua casa

Para escolher o tapete, é preciso avaliar a estampa, a qualidade dos materiais e até a funcionalidade do ambiente onde a peça será colocada. Confira!

Ana Carolina Gabriel Publicado em 22/05/2013, às 12h13 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os tapetes trazem conforto ao ambiente! Veja como escolher o ideal para sua casa - Shutterstock
Os tapetes trazem conforto ao ambiente! Veja como escolher o ideal para sua casa - Shutterstock

Móveis e objetos de decoração são capazes de deixar a casa aconchegante e acolhedora, desde que as peças sejam escolhidas com esse propósito. Os tapetes, por exemplo, têm papel fundamental na percepção que o proprietário - e as visitas - têm do ambiente. E o que determina o modelo da tapeçaria é a criatividade. Afinal, eles são obras de arte a serviço dos pés. “Existem tapetes quadrados, redondos ou retangulares, de fibras naturais e sintéticas”, diz Francesca Alzati, designer de tapetes.

Truques de decoração para deixar a casa mais quente e espantar o frio no inverno

Modelos tradicionais

A tapeçaria tradicional contempla peças turcas, persas, indianas e asiáticas. E cada um tem uma característica que se adapta melhor ao ambiente. Os tapetes turcos, por exemplo, costumam ser de lã. E portanto, são boas opções para o inverno. “Eles têm cores vivas e fortes, são repletos de figuras geométricas, animais e imagens de jardins”, diz Cristina Bárbara, designer de interiores. A geometria também é tema dos tapetes persa. “Eles têm desenhos geométricos, medalhões e florais, nos quais predominam as cores azul, amarelo e vermelho", diz.

Os modelos indianos abusam de florais nas estampas e há a mistura de viscose e lã. Já os asiáticos possuem maciez, fios soltos e há grande variedade de estampas.  Os orientais, por exemplo, têm desenhos clássicos e fibras naturais, que valorizam materiais nobres como algodão, linho, lã e seda.

Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração

Tapetes de qualidade

O que definirá a qualidade do tapete, além do material utilizado na confecção, é o número de nós que ele possui. Para escolher a melhor opção, procure saber qual é a quantidade dos nós - entrelaçamento de fios que formam a peça. “Quanto maior é o número de nós por polegada quadrada, maior será a definição do desenho do tapete, o que significa que ele tem qualidade”, comenta Daniel Al Makul, sócio da Vitrine.

Como escolher

Analisar o tamanho do ambiente e o tráfego de pessoas é recomendado. “Tudo dependerá da funcionalidade da área que o tapete vai cobrir, assim como sua finalidade”, afirma Al Makul. Tapetes mais ‘fofos e peludos’ são ideais para o espaço dedicado ao home theater, porque garantem conforto térmico e acústico, por exemplo.

Veja truques para decorar - e ampliar - pequenos ambientes

A tapeçaria também podem ampliar ou reduzir visualmente um cômodo. “Tapetes de estampas e listras miúdas e tapetes lisos são ideais para ambientes pequenos. Já os de cores mais intensas, listras largas ou com estampas maiores são recomendados para apartamentos grandes”, avalia Cristina.

Cuidados necessários

Os tapetes precisam ser higienizados a cada 60 dias. Para manter a peça conservada, o ideal é que a limpeza seja feita em lavanderias especializadas. Em casa, no dia a dia, é necessário usar o aspirador diariamente. Se houver crianças ou animais no casa, o tempo entre uma lavagem e outra diminui para 30 dias.

E quando surgir um imprevisto, para evitar maiores danos, veja como eliminar manchas.

Manchas líquidas: Pressione um papel absorvente sobre a mancha até enxugá-la completamente. Em seguida, passe um pano umedecido com água morna sem esfregar. Deixe secar naturalmente.

Mancha de gordura em geral: Aplique bicarbonato de sódio, aveia ou serragem sobre a mancha. Depois, passe aspirador.

Decorar com espelhos exige visão estratégica. Confira 6 dicas essenciais