CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Alumínio traz referência industrial e urbana e ganha espaço na decoração

Apesar de ainda ser pouco explorado na decoração de interiores, o alumínio traz modernidade e resistência e oferece sofisticação. Veja dicas para usar na sua casa e confira nossa galeria

Raquel Brandão Publicado em 24/07/2013, às 11h11 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pouco explorado na decoração de interiores, o alumínio traz modernidade e resistência além de oferecer sofisticação, como esta espriguiçadeira. www.bauxic.com.br - Divulgação
Pouco explorado na decoração de interiores, o alumínio traz modernidade e resistência além de oferecer sofisticação, como esta espriguiçadeira. www.bauxic.com.br - Divulgação

Aparência industrial e moderna. Essa é, provavelmente, a ideia que vem à cabeça quando se pensa no uso do alumínio e do aço na decoração dos ambientes.  O ambiente industrial é, sem dúvida, uma das maiores referências, trazendo consigo o aspecto urbano.

+ O cinza é tendência. Saiba como inserir a cor à decoração da sua casa

Filho de um engenheiro e de uma professora universitária que ensinava sobre a história dos móveis, o designer venezuelano Bernardo Mazzei, que assina as peças da Bauxic, marca recém-chegada ao Brasil, se inspira na influência dos pais e acredita que o alumínio é pouco explorado pelo mercado de decoração. “Ainda é algo inovador. O alumínio é pouco usado no mundo da arquitetura e do design”.

Mazzei explica que o material era visto em móveis para áreas externas nos anos de 1950, mas logo ficou limitado a detalhes, como canaletas ou elementos estruturais. “Agora, o alumínio deixa de ser coadjuvante e volta a ser protagonista. Sua flexibilidade deixa o móvel confortável, além de sofisticado para ambientes internos”, afirma.

+ Cobogó volta com tudo à decoração das casas

+ Materiais recicláveis podem mudar a decoração de casa

A arquiteta Silmara Salvetti concorda. Segundo ela, o alumínio agrega beleza, conforto e aconchego. “Também dá a garantia de ter objetos super-resistentes e duráveis e que nunca sairão de moda”, diz.

Agora, Bernardo Mazzei - que para cada peça desenvolve um estudo, buscando referências históricas - busca inovação em suas criações com o material. “Todos os móveis que criamos poderão ser feitos de alumínio colorido. Além disso, já desenvolvemos peças que misturam materiais, como o couro. E pretendemos utilizar vinil e especialmente as fibras, como bambus, para revestir os móveis”, diz o designer. As técnicas de produção também já possibilitam móveis fundidos de alumínio, que moldados em madeira ganham inúmeros formatos.

Savetti dá algumas dicas, além dos móveis, para quem quer usar alumínio na decoração da casa. “Aposte em detalhes nos móveis e em objetos, como os vasos. A gama de acessórios para casa é enorme, até quadros podem receber moldura de alumínio”, sugere a arquiteta.

+ Garrafas podem ser usadas na decoração. Saiba como!

Para aderir à tendência é preciso bom senso e atenção à estética. “Sua casa não é mostruário de loja, por isso vale a pena ousar, sem abrir mão de conforto e beleza”, aponta Salvetti.