CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Veja 30 curiosidades do filme 'Walt nos Bastidores de Mary Poppins'

O longa do diretor John Lee Hancock estreia no Brasil dia 7 de fevereiro e tem no elenco os atores Tom Hanks, Emma Thompson e Colin Farrell

CARAS Online Publicado em 30/10/2013, às 14h35 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartaz nacional do filme 'Walt nos Bastidores de Mary Poppins' - Divulgação
Cartaz nacional do filme 'Walt nos Bastidores de Mary Poppins' - Divulgação

O filme Walt nos Bastidores de Mary Poppins, que traz o ator Tom Hanks na pele de Walt Disney, estreia no Brasil no dia 7 de fevereiro.

Confira a lista com 30 curiosidades do longa, que é um favoritos na corrida ao Oscar 2014:

- Walt Disney começou sua busca para obter os direitos do livro Mary Poppins de P.L. Travers no início dos anos 1940.  Embora tenha levado 20 anos para obter os direitos, quando Mary Poppins foi finalmente feito, o filme ganhou cinco estatuetas das 13 indicações que recebeu da Academia:  melhor atriz (Julie Andrews), melhores efeitos, melhor montagem, melhor trilha sonora e canção original. Entre as indicações estavam as de melhor filme e melhor roteiro adaptado. O filme também rendeu um Oscar técnico para Petro Vlahos, Wadsworth Pohl e Ub Iwerks pela concepção e perfeição técnica da composição de cores.   

- Richard e Robert Sherman são os compositores da trilha sonora e escreveram a canção ganhadora do Oscar em 1964, “Chim Chim Cher-ee”.  Eles são interpretados no filme por Jason Schwartzman (Richard) e B.J. Novak (Robert).

- O pai de P.L. Travers, a autora de Mary Poppins, Travers Goff, foi um banqueiro e é a base para o patriarca da história de Mary Poppins, Mr. Banks -- o personagem do livro que a famosa babá de ficção vem ajudar.

- Saving Mr. Banks é o primeiro longa-metragem de cinema a mostrar o icônico empresário Walt Disney, e traz no elenco o ganhador de dois prêmios da Academia Tom Hanks (Filadélfia, Forrest Gump - O Contador de Histórias) no papel principal.

- Para atingir um visual autêntico para a interpretação da escritora P.L. Travers, Emma Thompson preferiu fazer permanente no próprio cabelo para o filme e não usou uma peruca. Tom Hanks também deixou crescer um bigode igual ao de Walt Disney.

- O ator Jason Schwartzman, com 32 anos, tem a mesma idade que seu personagem, o compositor Richard Sherman, tinha quando esta história aconteceu em 1961; e o ator B.J. Novak, com 34 anos, tem a mesma idade que seu personagem, o irmão e compositor Robert Sherman, tinha na época.

- Saving Mr. Banks marca a primeira vez que os meios-irmãos por parte de pai, John (diretor de fotografia) e o ator Jason Schwartzman (que interpreta o compositor Richard Sherman) trabalham juntos. Filhos do advogado da indústria e produtor Jack Schwartzman, a mãe de Jason é a atriz, indicada ao Oscar Talia Shire (Poderoso Chefão, Rocky - O Lutador), o que torna Shire a madrasta de John, (e os dois, sobrinhos de Francis Ford Coppola).

- Fazendo uma figurante no filme estava Leigh Anne Tuohy, a heroína do livro e do filme Um Sonho Possível (The Blind Side), por coincidência também dirigido por John Lee Hancock. Em Saving Mr. Banks, ela interpreta uma visitante da Disneylândia que pede um autógrafo a Walt Disney logo que a autora de Mary Poppins chega.

- Saving Mr. Banks foi inteiramente filmado na região de Los Angeles, com locações-chave que incluem a Disneylândia em Anaheim, TCL Chinese Theatre (antigamente chamado de Grauman’s Chinese Theatre) em Hollywood (onde a première, em 1964, de Mary Poppins foi realizada), o Estúdio Walt Disney em Burbank (que abriu em 1940 e onde o longa de 1964 foi filmado em sua totalidade) e em Big Sky Ranch de mais de 4 mil hectares em Simi Valley (que se passou pela paisagem australiana no início do século 20). 

- Saving Mr. Banks foi o terceiro filme a ter cenas rodadas na Disneylândia.  O último longa a filmar nos parques foi a estreia de Tom Hanks como diretor, The Wonders - O Sonho Não Acabou (That Thing You Do), com apenas mais um filme antes deste a ter cenas dentro do parque temático de 58 anos de existência — a estreia de Norman Jewison como diretor, 20 Quilos de Confusão (40 Pounds of Trouble), em 1962.

- O Estúdio Walt Disney é o lar de um dos maiores estúdios de som de Los Angeles (Estúdio 2), agora batizado de “Estúdio Julie Andrews” porque a unidade com quase 2.900 metros quadrados abrigou muitas das filmagens de Mary Poppins em 1963. 

- O diretor John Lee Hancock precisava de uma vasta paisagem de colinas verdejantes e arbustos para replicar o remoto outback australiano de um século atrás.  O gerente de locação veterano Andrew Ullman encontrou locais nos mais de 4 mil hectares do Big Sky Ranch em Simi Valley, Califórnia, que eram tão impressionantes que Dean, o pai da jovem atriz Annie Buckley, achou que era de fato sua terra natal.  

- Durante viagens a Austrália, o diretor John Lee Hancock e o produtor Alison Owen foram a Maryborough, Queensland, para estabelecer o visual de onde viveu P.L. Travers quando criança. 

- Os cineastas tiveram acesso a um recurso maravilhoso para a realização de Saving Mr. Banks:  O The Walt Disney Family Museum em The Presidio of San Francisco. Aberto em outubro de 2009, o museu foi cofundado pela filha de Disney, Diane Disney Miller, e pelo neto, Walter E.D. Miller, e o museu é propriedade e operado pela fundação sem fins lucrativos Walt Disney Family Foundation. A instalação de exibição com mais de 3.700 metros quadrados apresenta as mais novas tecnologias, materiais históricos e artefatos para dar vida às realizações de Disney. 

- Antes de filmar as cenas de flashback, o ator Colin Farrell, que interpreta o pai de P.L. Travers, percebeu que ele não teria chance de se encontrar com os outros membros do elenco que faziam a parte da história passada em 1961. Uma vez que Farrell admirava o trabalho de seus colegas de elenco, ele organizou um jantar em sua casa em Hollywood quando também exibiu o filme Mary Poppins.  Cerca de 25 pessoas apareceram e se divertiram se conhecendo e assistindo ao filme inesquecível. 

- No filme, P.L. Travers, interpretada por Emma Thompson, abriu a porta de sua suíte do hotel em Beverly Hills e encontrou o quarto cheio de objetos da Disney (cortesia da decoradora de cenário Susan Benjamin, que encheu a suíte com tudo, desde um Mickey Mouse de pelúcia de 1,80 metro a balões). O atual presidente de produção da Disney, o veterano cineasta e executivo Sean Bailey, ficou inspirado para impressionar Emma Thompson. Ele decorou o quarto de hotel de Thompson em Los Angeles com o máximo de objetos que pôde colocar dentro dele. Cerca de uma semana depois, Bailey recebeu um bilhete de agradecimento de Thompson, no qual ela perguntava se eles tinham uma câmera de vídeo oculta em algum lugar da sua suíte para capturar sua reação!

- Antes de a produção começar, o diretor John Lee Hancock levou alguns atores do elenco até o lendário prédio da Capitol Records, no famoso cruzamento de Hollywood com Vine, para pré-gravar faixas de algumas das canções dos irmãos Sherman de Mary Poppins. A sessão foi feita com o propósito de utilizar playback nos dias em que a produção fez as cenas com os irmãos Sherman e o roteirista DaGradi cantando para P.L. Travers.  O grupo passou uma tarde divertida em um dos estúdios de som da Capitol cantando trechos das canções apresentadas em Saving Mr. Banks como "A Spoonful of Sugar”, “Feed the Birds”, “Fidelity Fiduciary Bank” e “Let’s Go Fly a Kite”. 

- Richard Sherman, que com seu irmão Robert, compôs as canções agora clássicas de Mary Poppins, foi consultor em Saving Mr. Banks e suas observações quanto à época e suas divertidas piadas foram muito apreciadas pelo elenco e pela equipe.  Ele se recorda de que Walt Disney gostava muito da canção "Feed the Birds", o que aparentemente o tocava com sua mensagem de que não é preciso muito para dar amor. Disney chamava os irmãos Sherman e pedia para virem tocar a canção e eles iam até o escritório de Disney e tocavam para ele. Isso se tornou um ritual frequente em quase todas as sextas-feiras.

- Quando os quase 150 membros do elenco e da equipe se reuniram quando a produção começou no estúdio de ensaio, Richard Sherman, sem o conhecimento da maioria reunida, tomou seu lugar no piano e começou a tocar "Let’s Go Fly a Kite", pedindo a todos que cantassem junto. Instantaneamente, dezenas de pessoas pegaram seus celulares e começaram a gravar o videoclipe espontâneo — um momento único na presença de uma lenda viva. 

- O The Walt Disney Archives forneceu aos atores e à equipe de produção mais de seis horas de gravações de áudio das reuniões com P.L. Travers e a equipe criativa original de Mary Poppins. Nas gravações, feitas por insistência de Travers entre 5 e 10 de abril de 1961, nós ouvimos a autora dando sua forte opinião e muitas sugestões para os funcionários de Disney: os compositores Richard M. e Robert B. Sherman, o escritor Don DaGradi, e o chefe do departamento de história Bill Dover (que também foi o anfitrião de Travers durante sua visita). 

- O coescritor Kelly Marcel, o diretor John Lee Hancock, e os atores Jason Schwartzman (Richard Sherman), B.J. Novak (Robert Sherman) e Bradley Whitford (Don DaGradi) visitaram o The Walt Disney Archives no início de 2012, vários meses antes de filmarem Saving Mr. Banks.  Os atores e a equipe do The Walt Disney Archives discutiram o relacionamento entre a autora de Mary Poppins, P.L. Travers, e os funcionários de Disney, analisaram fotografias das lendas da Disney que os atores iriam interpretar e assistiram a cenas da produção de Mary Poppins. 

- Depois de adquirir o roteiro para Saving Mr. Banks, o Estúdio Disney buscou referências em 500 páginas de documentos sobre o desenvolvimento de Mary Poppins – de rascunhos de tratamentos do filme a roteiros para estabelecer as funções-chave na produção do filme.

- Para igualar o estilo único de tocar piano de Richard Sherman, Jason Schwartzman viu imagens em close das mãos de Richard tocando as teclas no piano do escritório de Walt Disney — o mesmo instrumento no qual os irmãos Sherman tocaram “Feed the Birds” para Disney meio século antes. Schwartzman também passou várias horas na casa de Richard Sherman aprendendo as técnicas adequadas e se divertindo na companhia do consagrado compositor.

- Com o objetivo de recriar visualmente a área do Estúdio Disney, o parque Disneyland® e a estreia de Mary Poppins no Grauman’s Chinese Theatre como eram no início dos anos 1960, a equipe de produção de Saving Mr. Banks examinou mais de 500 fotografias da coleção da Disney Photo Library (parte do The Walt Disney Archives), incluindo imagens dos corredores do prédio do estúdio, escritórios, vitrines das fachadas da Disneylândia e fotos aéreas. 

- O departamento de arte de Saving Mr. Banks foi convidado para o “D23 Presents Treasures of the Walt Disney Archives at the Ronald Reagan Presidential Library and Museum”, onde os móveis do escritório formal de Walt Disney estavam em exibição. A equipe do departamento de arte mediu e fotografou objetos e móveis originais para reprodução, incluindo a mesa de Walt Disney, as mesinhas laterais e estantes. Os funcionários do The Walt Disney Archives até forneceram sinalização de época do prédio do Disney Studio’s Animation, que o departamento de arte usou como referência ao recriar os corredores do prédio.

- No The Walt Disney Archives, o departamento de arte de Saving Mr. Banks estudou fotografias detalhadas dos escritórios formal e de trabalho de Walt Disney como eram no final dos anos 1960, quando o fundador do The Walt Disney Archives, Dave Smith tirou medidas e fez um inventário detalhado dos históricos escritórios.

- O The Walt Disney Archives digitalizou mais de 150 peças de efêmeras, incluindo guias de época da Disneylândia, cartões-postais, catálogos de mercadorias e convides de premières para uso dos cineastas.

- 124 peças de arte criadas entre 1961 e 1964, incluindo rascunhos de storyboards, pinturas conceituais, desenhos de cenários, figurinos e artes promocionais, ficaram a disposição da equipe de produção de Saving Mr. Banks. 

- O The Walt Disney Archives forneceu ao ator Tom Hanks imagens de referência de Walt Disney, incluindo uma entrevista em 1963 com Fletcher Markle para a Canadian Broadcast Company. A entrevista é, sem dúvida, uma das mais precisas representações de Walt Disney descrevendo seu trabalho e sua filosofia. 

- O The Walt Disney Archives estava disponível sete dias por semana para responder a perguntas dos cineastas e dos atores. Entre as perguntas estavam: “Que empresas de refrigerantes tinham acordo com a Disneylândia em 1961?”; “Qual era a orientação de locais para comidas e compras na Main Street, na Disneylândia?”; e “Em que data Walt Disney apareceu no programa de televisão, An Adventure in the Magic Kingdom?”.