CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Rádio Radinho mostra que música também é coisa de criança e faz sucesso na internet

A rádio idealizada para crianças conta com uma seleção de mais de 5 mil títulos e vai de ciranda à Gilberto Gil. Musicoterapeuta explica benefícios da música no desenvolvimento do bebê, confira

Raquel Brandão Publicado em 14/06/2013, às 10h45 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rádio para crianças é sucesso na internet - Shutterstock
Rádio para crianças é sucesso na internet - Shutterstock

Você sabia que existe uma rádio especialmente para os pequenos? Criada no começo de 2013, a Rádio Radinho traz uma programação totalmente pensada para as crianças desde seus primeiros dias de vida até os 6 anos.

“Comecei a pesquisar  públicos que não eram atendidos e percebi que faltava uma rádio para crianças”, explica o publicitário Andre Prado, sócio-criador da Rádio Radinho ao lado dos produtores musicais Roberto Coelho e Edgard Piccoli, que foi apresentador de programas musicais na MTV e no canal pago Multishow.

A rádio on-line apresenta uma programação de acordo com as atividades e interesses das crianças e reúne desde músicas infantis até Elvis Presley e Beatles. “Não queríamos colocar um bloco de músicas de forma aleatória. Por isso, pensamos em programas específicos. Tem um para a hora de acordar, um que traz a trilha sonora dos filmes infantis, outro que traz músicas e elementos da cultura brasileira”, explica Andre. Hoje, a rádio conta com uma coletânea de mais de 5 mil títulos.

Em tão pouco tempo de existência, a Radinho já caiu no gosto do público. “O retorno é impressionante. Mais do que ouvintes, temos fãs. Recebemos as mais diferentes mensagens de pais que falam como seus filhos gostam, dançam e se divertem”, diz. Na página do Facebook, são mensagens de todo os cantos do país e do mundo pedindo músicas,  fazendo elogios e relatando a experiência dos pequenos.

E se diverte, a música também faz bem. “Quanto mais estímulo musical, mais conexões neurais”, afirma Mara Paixão, musicoterapeuta da escola Música Materna, que indica atividades musicais ainda na gestação. “A música é capaz de acalmar e cria interação entre o bebê e o mundo. A vibração da música faz uma espécie de ‘massagem sonora’ no bebê e ainda cria vínculo entre mãe e filho”, afirma a profissional.

Depois do nascimento, as atividades de educação musical trazem ainda mais benefícios. Feitas de acordo com cada faixa etária, elas têm cara de brincadeira, mas alimentam a criatividade e ajudam no desenvolvimento da criança. “Além do ouvir, músicas são gestos, brincadeiras e atividades” explica Mara. Então aumenta o som, pois os pequenos vão cair na farra!

Confira a programação:
Lá vem o sol – 6h – 7h
Um programa com músicas para as crianças acordarem preguiçosamente

Vamos Lá – 7h às 9h / 11h às 13h / 17h às 19h
Músicas para embalar as várias atividades do dia

Minimundo – 9 às 10h / 16h às 17h
Canções e trilhas em vários idiomas

Brazuquinha – 10h às 11h / 19 às 20h
Uma seleção de música brasileira de alto nível

Cineminha – 13h às 14h / 20h às 21h
Trilhas sonoras calmas de filmes que agradam pais e filhos

Soneca – 14h às 15h
Música suave para embalar o soninho das crianças menores no meio da tarde

Entra na Roda – 15h às 16h
Traz cantigas e brincadeiras coletivas

Nana Neném – 21h às 22h
A trilha para baixar a adrenalina e colocar as crianças na cama

Soninho – 22h às 6h
Para quem ainda não dormiu ou para quem acordar durante a madrugada, uma dose de calmante musical