CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Honey Boo Boo é exemplo de como a fama pode afetar as crianças

Ana Paula de Andrade Publicado em 18/02/2013, às 11h48 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alana Thompson, a famosa Honey Boo Boo: ela foi o terceiro termo mais buscado no Google em 2012 - Reprodução Facebook
Alana Thompson, a famosa Honey Boo Boo: ela foi o terceiro termo mais buscado no Google em 2012 - Reprodução Facebook

Em 2012, Honey Boo Boo foi o terceiro termo mais buscado no Google na categoria televisão. Ficou atrás somente de BBB12 e Avenida Brasil. O reality show, estrelado pela miss mirim Alana Thompson, que deve chegar em março ao Brasil, é polêmico nos Estados Unidos por retratar situações “politicamente incorretas” do cotidiano da família da menina. Ridicularizar sua obesidade parece ser a piada favorita dos Thompson, que têm uma alimentação nada saudável e criam um porco como animal de estimação. A garota, de apenas 7 anos, aparentemente adora ser famosa - afinal, que criança não gosta de ser o centro das atenções? Mas até que ponto a superexposição é benéfica na vida dos pequenos? Em tempos de Facebook, em que as crianças são expostas desde o ultrassom, literalmente, o assunto merece reflexão.


“A fama pode até ser boa se conduzida de forma adequada e realista pelos responsáveis. Ter uma estrutura familiar saudável é importantíssimo”, diz a psicóloga Adriana Takahashi. Em um dos episódios do programa, Honey Boo Boo chora copiosamente por não ter ganho um concurso de beleza, o que revela uma visão distorcida de valores. “Caso a postura dos pais seja inadequada, podem ocorrer diversas formas de abuso e ameaças psicológicas, que resultam em sentimento de rejeição, por exemplo, já que teoricamente a criança não atendeu às expectativas do adulto”, afirma Adriana. Além disso, a infância fica comprometida, pois não há tempo de brincar, devido ao excesso de compromissos e atividades que lotam a agenda da criança.


As consequências psíquicas desse abuso são irreversíveis e comprometem o desenvolvimento da personalidade dos pequenos. Conflitos internos, problemas na formação da identidade, distorção de valores e da imagem de si e do outro, angústia, ansiedade, depressão, dificuldade no relacionamento interpessoal, agressividade e passividade são apenas alguns distúrbios relatados pelos psicólogos. Histórias como as de Macaulay Culkin, Michael Jackson e Judy Garland são exemplos de como a fama e uma estrutura familiar deficiente podem afetar decisivamente o futuro das crianças, transformando-as em adultos problemáticos. “A criança não tem maturidade e discernimento para saber se o que os pais estão fazendo é bom ou ruim para o seu futuro. Cabe a eles proteger seus filhos e preservá-los da exposição exagerada”, alerta Adriana.

A psicóloga lembra que muitas vezes os pais tentam realizar seus sonhos através dos filhos, obrigando-os a fazer coisas que não querem. “Isso é um grande erro, pois a criança fica confusa e passa a acreditar que para ter o amor de seus pais é preciso atender às expectativas deles”, diz. Há mães que exigem determinado desempenho dos filhos e até fazem ameaças. “Nesse caso, o sentimento de rejeição acompanhará a criança para sempre. Isso é o que chamo de violência psicológica, abuso de poder”, diz Adriana. Se os pais não protegerem a criança dessa exposição, cresce o risco de ela se tornar um adulto delinquente, inclusive com propensão a consumo de drogas e álcool em excesso. “A pessoa se torna inconsequente, depressiva, agressiva e frustrada por não ter tudo o que queria e culpada por não ter ‘atendido ao pedido dos pais’”, conclui a psicóloga.

A história da pequena Honey Boo Boo lembra um pouco o roteiro do premiado filme Pequena Miss Sunshine. Vamos torcer para que, na vida real, a menina tenha um final feliz como a personagem da ficção.

Confira o vídeo do reality show "Here Comes Honey Boo Boo", onde Alana se prepara para um novo concurso de beleza:

 Veja a reportagem da CNN sobre a fama de Honey Boo Boo, onde sua mãe rebate as críticas sobre a superexposição da filha:

E as pérolas ditas pela menina: