CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Tomar sol durante a gravidez exige cuidados

A grávida não precisa evitar a exposição ao sol, mas deve observar alguns cuidados. E usar protetor solar é apenas um deles! Confira dicas de especialistas e saiba como tratar manchas, acnes e espinhas

Raquel Brandão Publicado em 14/05/2013, às 19h08 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A mulher grávida precisa se hidratar bebendo muito líquido e usar protetor solar todos os dias - Shutterstock
A mulher grávida precisa se hidratar bebendo muito líquido e usar protetor solar todos os dias - Shutterstock

Todo mundo gosta de desfilar com um belo bronzeado por aí e para as grávidas não é diferente. O período, no entanto, exige cuidados e intensa hidratação como indica o médico Fernando Freitas, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Estimular os melanócitos, células que produzem a melanina, torna a pele mais saudável e protegida. Porém, durante a gravidez, ela está mais sensível e os cuidados devem ser maiores. A hidratação externa, com cremes e óleos, e a interna, com a ingestão de líquidos como água e sucos naturais, são extremamente importantes.”

Segundo a dermatologista Thais Pepe, do Complexo Hospitalar Santa Joana e Pro Matre Paulista, a gestante é mais propensa a desenvolver melasmas, manchas amarronzadas que lembram o formato de asas de borboleta, além de outras marcas onde a pele está mais esticada, como a barriga. “O ideal é a grávida aplicar filtro de proteção solar a partir do fator 50 e restringir o horário do banho de sol até às 10h e depois das 15h, quando a incidência dos raios ultravioleta é mais amena”, afirma a doutora, que também aconselha o uso de chapéu e guarda-sol.

Como na gravidez a pele tende a ficar mais oleosa, algumas mulheres podem sofrer com acnes e espinhas, especialmente em dias mais quentes quando os poros se abrem. Neste caso, a esfoliação à base de produtos naturais é uma boa escolha e ainda ajuda na absorção dos hidratantes. O tratamento de manchas ou estrias, porém, deve aguardar. “A utilização de ácidos não deve acontecer até o final da amamentação”, recomenda o dermatologista Fernando Freitas.

As futuras mamães não precisam fugir do sol, mas devem se preparar para aproveitá-lo da melhor maneira possível. “Ele ajuda na produção de vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio, e não causa incômodo ao bebê”, aponta a dermatologista Thais Pepe.