CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Quarto de trigêmeos: como criar um ambiente infantil para meninos e meninas

A seguir, uma arquiteta ensina a melhor forma de usar cores e objetos em um quarto infantil que será compartilhado entre meninos e meninas. Confira!

Juliana Cazarine Publicado em 19/03/2014, às 16h49 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Projeto de Silvana Lara Nogueira para a mostra Q&E Bebê - Divulgação
Projeto de Silvana Lara Nogueira para a mostra Q&E Bebê - Divulgação

Móveis seguros, boa circulação e espaços setorizados para a troca de fraldas e amamentação são itens obrigatórios em um quarto infantil - para crianças de até três anos. Mas os pais de trigêmeos de sexos diferentes assumem outro desafio na hora de decorar: criar um ambiente para ser compartilhado entre meninos e meninas.

+ A cor da tradição - Os significados da divisão do mundo das crianças em rosa e azul

+ Cenário de Chiquititas inspira decoração de quartos infantis

Desafio que, para a arquiteta Silvana Lara Nogueira, é resolvido ao delimitar o espaço de quem estiver em menor número. “Criei um ambiente em que o berço da menina ficava no meio do quarto e os dos meninos, nas pontas. No ‘espaço’ dela, usei um tecido floral no berço dela e marquei o local com um dossel (armação de tecido sobre o móvel)”, afirma.

Apesar de cada um dos trigêmeos ter o seu próprio espaço, as cores do quarto precisam ser adequadas aos três. “Amarelo e azul são neutras. No quarto que eu fiz, apenas próximo ao berço da menina coloquei toques de tecido floral”, diz a arquiteta. As cores exigem atenção especial na decoração de um quarto infantil, já que o ambiente não pode ser poluído. “O quarto tem que ser alegre e agradável ao mesmo tempo. E como ainda tem o visual dos brinquedos, as cores não podem poluir o cômodo”, sugere.

Até os três anos, as crianças precisam de um espaço para brincar e guardar os brinquedos. “É bacana ter um lugar que os trigêmeos consigam alcançar para guardar brinquedinhos, como uma estante pequena”, avalia. Até os dez anos, além desse espaço, os pequenos precisam de um cantinho para brincar com os amigos. "É bom ter um local para desenhos e brincadeiras, o que pode virar, mais tarde, uma bancada de estudos”, garante a arquiteta.

+ Papéis e adesivos de parede: veja dicas para usar os revestimentos na decoração