Decoração: Saiba como criar uma sala de cinema em casa

Assine

Por Bruna Nastas

Decoração: Saiba como criar uma sala de cinema em casa

Veja as dicas e saiba como criar uma sala de cinema aconchegante para receber os amigos

Na hora de assistir um bom filme, é importante também aproveitar e desfrutar de um ambiente aconchegante e boas companhias.

A arquiteta Natália Veronezi e o designer de interiores, Marlon Branco, criaram uma sala de cinema para a mostra 'Morar Mais Por Menos' e ensinam como reproduzir o ambiente.

"Ao invés das usuais cadeiras de cinema, 24 pallets tamponados, de madeira sustentável, foram usados para criar uma espécie de arquibancada, acolchoada por almofadas e futons. Dessa forma, conseguimos ganhar espaço para acomodação e locomoção das pessoas: os pallets foram cobertos com carpetes e as almofadas servem de encosto e apoio”, explica ela.

Para criar uma 'atmosfera cinematográfica', dois detalhes do projeto também foram fundamentais: adornos e iluminação. "A iluminação foi feita em partes pontuais do espaço para criar um ar intimista e não atrapalhar a projeção da tela de cinema. Luzes de LED no teto criam uma sensação de constelações. Os adornos remetem a toda uma cultura dos cinemas: há estampas de filmes e atores famosos, referências como câmeras e a cadeira do diretor, além de baldes de pipocas servindo de luminária. Além de embelezarem, tornam o projeto ainda mais barato”, explica Marlon.

Veja abaixo as principais dicas:

Televisão/Projetor: A dica serve para ambos os objetos. "O cuidado aí está no posicionamento dos equipamentos. Se for usar uma TV, fique atento para que a iluminação não atrapalhe a exibição dos filmes. Caso opte pelo projetor, certifique-se que a projeção será feita em uma parede lisa. Não esqueça do home theater para ter uma boa acústica".

Acessórios: Um dos principais itens para criar um clima ideal de cinema. "Garimpar objetos que façam alusão ao mundo cinematográfico é o ideal: itens de decoração como câmeras, cartazes de seus filmes favoritos e fotos de artistas consagrados são alguns exemplos".

Iluminação: Opte por uma iluminação mais pontual. No projeto, os profissionais usaram pisca-pisca para criar algo como uma 'constelação' no teto e lâmpadas de LED, que são mais econômicas e sustentáveis. Abajures também são uma boa pedida.

Revestimentos: O uso de revestimentos corretos proporciona uma melhor acústica e propagação do som. O carpete também é ideal para alcançar esse objetivo.

Sonorização e automação: A disposição das caixas de som também deve ser observada. "Se o ambiente for muito pequeno, as caixas podem estar próximas da tela. Mas, em um ambiente maior, deve-se optar por espalhá-las em outras partes do espaço, para que haja um som harmônico. O uso de um subwoofer de qualidade também dará a sensação da sonoridade cinematográfica. E, para maior conforto, pode-se optar pela automação no ambiente: catálogo de filmes, volume do som e iluminação controlados pelo celular".

Tags relacionadas: decoracao

Notícia publicada Sex, 11 ago 2017 as 13:08, por Bruna Nastas.






Mais Notícias de decoracao