Assine

Por Juliana Cazarine 3 dias atrás

Decoração de cozinha pequena tem que unir funcionalidade e aconchego

A seguir, arquiteto ensina truques para melhorar a circulação da cozinha, escolher a disposição dos móveis e eletrodomésticos e dá dicas para ampliar visualmente o ambiente. Confira!

Quando o ambiente é pequeno, qualquer truque para ampliá-lo e melhorar sua circulação é bem-vindo, principalmente na cozinha. "É um ‘espaço social’ para receber amigos e cozinhar em dupla ou grupo, por exemplo. Não é mais apenas o cômodo no qual se faz a comida", diz o arquiteto Rodrigo Costa. Funcionalidade e aconchego precisam se encontrar na decoração e organização da cozinha.

+ Aprenda truques para decorar pequenos ambientes

+ Horta caseira é bonita e oferece praticidade na hora de cozinhar

Mesa retrátil, prateleiras, eletrodomésticos compactos e móveis embutidos ajudam a driblar a falta de espaço. “A cozinha precisa ser funcional e ter objetos que atendam às necessidades do morador, como mesas com corrediças, que podem ser guardadas após o uso, cooktop ou nichos com até 35 centímetros de profundidade acima da bancada para guardar utensílios”, sugere o arquiteto do Studio Costa Marques.

E para ampliar visualmente o cômodo, o arquiteto Costa dá a dica: “usar mais de um acabamento. ‘Quebrar’ a linearidade é importante e alguns revestimentos dão sensação de amplitude como pastilha e um mosaico de vidro. É possível revestir uma parede inteira -  que não esteja próxima ao fogão para facilitar a limpeza, e usar outros materiais nos móveis”, avalia. Outro truque é a iluminação, que também é a responsável por tornar o ambiente aconchegante. “A cozinha tem que ser bem iluminada. O ideal é mesclar luz fria, que facilita o preparo da comida, com luz quente, que proporciona aconchego”, comenta.

+ Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa

A disposição dos móveis e eletrodomésticos é determinante para que o ambiente tenha boa circulação. “Uma cozinha em linha precisa das prateleiras, fogão embutido. É importante lembrar que o fogão não pode ficar ao lado da geladeira, porque o consumo de energia aumenta”, destaca Costa. Uma cozinha maior pode ter uma ilha central com fogão, gavetas de apoio e balcão com pia. “A cozinha precisa ser pensada para fazer o morador se sentir tão bem nela como estaria em outro cômodo”, diz o arquiteto.

A seguir, veja dicas para melhorar a circulação e ampliar a sua cozinha:

1. Use móveis e eletrodomésticos embutidos, multiusos, compactos e fáceis de limpar;

2. Pastilhas de vidro ampliam visualmente o espaço. É possível revestir uma parede inteira com o material, mas o ideal é evitar usá-lo próximo ao fogão – região que suja com maior facilidade;

3. Use mais de um acabamento para ‘quebrar’ a linearidade da cozinha;

4. A iluminação pode ser mista: luzes quentes para deixar o ambiente aconchegante; e luzes frias para facilitar o manuseio de alimentos;

5. Melhore a disposição de móveis e eletrodomésticos para facilitar a circulação.

Tags relacionadas: Decoração | Cozinha | decoracao

Notícia publicada Seg, 20 Jan 2014 as 12:58, por Juliana Cazarine.


Mais Notícias de decoracao