CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Banheiro: funcionalidade determina cores, materiais e posição das peças

A seguir, arquitetos indicam os melhores tons e materiais para decorar o banheiro e dão dicas para melhorar a circulação e aumentar a funcionalidade do ambiente

CARAS Digital Publicado em 28/04/2014, às 15h44 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Banheiro: torne o banheiro um ambiente funcional - Divulgação
Banheiro: torne o banheiro um ambiente funcional - Divulgação

Quando se fala em decoração, o banheiro merece - e precisa - receber a mesma atenção que qualquer outro cômodo. Mesmo sendo um ambiente úmido, o espaço pode ser decorado inclusive com papel de parede. “Você tem que aproveitar todo o espaço da melhor maneira possível. Afinal, o banheiro tem que ser dedicado ao relaxamento”, diz o arquiteto Marcelo Brito. A seguir, veja quais são as cores e materiais mais indicados, além de dicas para construir um banheiro funcional e aconchegante.

+ Decoração de cozinha pequena tem que unir funcionalidade e aconchego

+ Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa

Tom predominante

Para Brito, o branco é o tom mais indicado para o banheiro. “Como o lugar precisa, mais do que qualquer outro cômodo, estar sempre limpo, o branco e os tons claros são os mais indicados, já que a sujeira que você consegue ver é mais fácil de limpar”, garante. Se o vaso sanitário, a pia e armário forem claros, os acessórios e revestimentos e até as toalhas penduradas podem garantir um toque de cor - e personalidade. “O melhor é escolher materiais fáceis de limpar e resistentes à umidade”, indica Ana Bumachar, arquiteta.

Liberdade para decorar

Apesar de ser um ambiente úmido, o banheiro pode ter papel ou um quadro na parede, por exemplo. “Quando você ‘isola’ o chuveiro com um box totalmente fechado - com janela própria, o restante do cômodo pode ser decorado como qualquer outra parte da casa. Na parte que vai molhar, você usa cerâmica ou porcelanato e, no restante, papel de parede, tinta. É preciso apenas evitar materiais que precisam de rejunte, que pode encardir”, recomenda Brito. Na hora de planejar a decoração, a durabilidade determina a escolha dos objetos. “Para o armário, os materiais indicados são fórmica e placas de mdf, que podem molhar, ao contrário da madeira. No box, acrílico ou aço inoxidável, que não enferruja”, sugere Ana.

Materiais indicados

O tampo da pia e o chão podem ser revestidos com o mesmo material, é o que sugere o arquiteto Marcelo Brito. “Prefiro igualar os materiais fixos e deixar a versatilidade por conta da pintura e dos acessórios”, diz. Granito, porcelanato ou a mistura de mármore e vidro são opções de revestimentos. “O mármore é poroso e pode absorver resíduos e manchar. É melhor escolher materiais fáceis de limpar, pela praticidade”, comenta Ana. Para Marcelo, o mármore também entre na lista de opções. “Ele pode manchar, sim. Mas é um material nobre, dá para usar”, afirma.

Circulação

No banheiro, ter uma boa circulação é ainda mais importante, principalmente porque facilita a limpeza. “Se o vaso sanitário fica ao lado do box, a distância entre eles deve ser de dez centímetros, para que seja possível limpá-los completamente”, diz Ana. No que diz respeito à praticidade, segundo a arquiteta, as pias baixas são as mais indicadas. “As cubas de embutir ou sobrepor podem ser usadas em lavabos”, sugere.

Pode colocar a banheira dentro do box?

“A banheira não pode ter apenas função estética, precisa ser usada”, diz Brito. Ter espaço para acomodar a banheira e ter um espaço separado para o box e o chuveiro é parte fundamental para o planejamento do cômodo. “O banheiro tem que ter espaço para os dois. Quem integra geralmente não usa. E dentro do box, a pessoa terá que tomar banho dentro dela, que pode acumular a gordura do corpo com maior facilidade nesse caso”, afirma o arquiteto.