CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Copacabana Palace faz 90 anos. Saiba curiosidades desse templo do luxo

Inspirado na arquitetura da Riviera Francesa, o hotel levou quatro anos para ficar pronto e se tornou um ícone do luxo frequentado por reis e rainhas

CARAS Online Publicado em 13/08/2013, às 18h13 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
copacabana palace - Divulgação
copacabana palace - Divulgação

Um templo do luxo e glamour meio à cidade. A frase não soa exagerada ao definir o suntuoso Copacabana Palace, cartão postal do Rio de Janeiro que completa hoje (13) 90 anos de idade.

De fachada elegante inspirada na arquitetura da Riviera Francesa, o hotel foi palco de muitas histórias e até serviu de locação para o filme Voando para o Rio, musical de 1933 em que Fred Astaire e Ginger Rogers aparecem dançando pela primeira vez.

+ FAMOSOS COMEMORAM A CHEGADA DE 2013 NO COPACABANA PALACE

+ Vincent Cassel, Monica Bellucci e famosos curtem Baile do Copacabana Palace

+ Famosos vão ao aniversário da gerente do Copacabana Palace no Rio

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Copa - apelido carinhoso que recebeu - ocupa hoje uma área de 12 mil metros quadrados com 243 quartos, piscina semiolímpica, doze salões, spa, academia de ginástica, quadra de tênis, salão de beleza, restaurante e bar, e é considerado um ícone da hotelaria. Mas à época de sua construção, a ideia de erguer um cinco estrelas foi considerada uma ousadia.

Financiado pelo empresário Octávio Guinle a pedido do então presidente Epitácio Pessoa, o Copa levaria quatro anos para ficar pronto. O projeto do arquiteto francês Joseph Gire foi inaugurado em 13 de agosto de 1923.

Frequentado por reis e rainhas, príncipes e princesas - entre eles Charles e Diana -, o templo do luxo viu seus ouros, mármores de Carrara e cristais da Boêmia em risco nos anos 1980. A crise obrigou a família Guinle vender o palácio ao grupo Orient Express que administra o hotel atualmente. Embora o valor da transição não tenha sido revelado, os Guinles afirmam que o negócio foi bom.

Com suítes assinadas por Michel Jouannet, as diárias podem alcançar os R$ 75 mil em datas como o reveillon. Mas não são apenas os hóspedes que podem usufruir dos dependências do Copa. Aproximadamente 40% da receita do faturamento do hotel é gerada por eventos como casamento e pelo restaurante. 

Na galeria você conhece algumas curiosidades do Copacabana Palace.