CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Cultura / Tragédia

Famosos lamentam incêndio em galpão da Cinemateca Brasileira

Nas redes sociais vários famosos se manifestaram e lamentaram o incêndio na Cinemateca Brasileira

CARAS Digital Publicado em 29/07/2021, às 21h32 - Atualizado em 04/08/2021, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Famosos lamentam incêndio em galpão da Cinemateca Brasileira - Reprodução/Instagram
Famosos lamentam incêndio em galpão da Cinemateca Brasileira - Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira, 29, um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. 

Segundo o portal G1, os bombeiros receberam um chamado de fogo em edificação comercial por volta das 18h, na Rua Othão, 290, e no endereço há um conjunto de galpões, de cerca de 6.356 m² de área construída, aonde parte do acervo é guardado. A sede da Cinemateca Brasileira, vale dizer, fica na Vila Mariana.

Ainda segundo a publicação, a capitã dos bombeiros Karina Paula Moreira afirmou à GloboNews que o fogo teria começado durante uma manutenção do ar condicionado que estava sendo realizada por uma empresa terceirizada contratada pelo governo federal. "O incêndio começou em uma das salas de acervo histórico de filmes que fica no primeiro andar. Essa parte é dividida entre três salas, uma delas com acervo de filmes entre 1920 e 1940 e uma das salas de arquivo impresso, também histórico. Estamos levando o que foi queimado e preservado dentro dessas três salas - provavelmente nada. Porém, no andar térreo, tem uma parte grande do acervo histórico que não foi atingida", afirmou.

Confira uma foto do incêndio da Cinemateca Brasileira:

Famosos lamentam incêndio em galpão da Cinemateca Brasileira
Reprodução/TV Globo

Famosos lamentam incêndio e cobram o governo

Nas redes sociais, vários famosos como Leandra Leal (38), Lucio Mauro Filho (47), Julia Lemmertz (58), Tico Santa Cruz (43) e muitos outros artistas lamentaram o incêndio e cobraram o governo do presidente Jair Bolsonaro (66), sem partido, já que em abril deste ano trabalhadores da Cinemateca alertaram sobre o risco de incêndio. 

Julia Lemmertz"Queima a Cinemateca Brasileira , queima de abandono e descaso, queima a nossa memória, o acervo do cinema brasileiro, filmes com a nossa história, como pode tamanho descaso e incompetência ?! Onde está @reginaduarte , que há tempos atrás toda feliz , de braços dados com o presidente dizia que ia cuidar da Cinemateca , fez algo? Faz algo? Onde está o secretário da cultura que nada fez quando inúmeros pedidos de assistência à manutenção da Cinemateca foram feitos ? É grave e monstruoso, e muito triste . A história que queima é de todos , até dos que fazem pouco dela . #forabolsonaro e todos seus irresponsáveis “colaboradores”!!! Uma sala de arquivos e duas de filmes foram consumidas pelo fogo", criticou a atriz. 

Lucio Mauro Filho: "A Cinemateca Brasileira em chamas parece até um deja-vu, depois de tantas demonstrações de ódio a cultura por parte desse governo. Mais que descaso, um projeto mesmo, de destruição da memória cultural e também da possibilidade de se fazer cultura de forma plural. É uma tristeza, mas ao mesmo tempo uma certeza: A gente não pode mais aceitar a destruição do nosso país! Ou o Brasil pega fogo, ou fogo destrói o Brasil. Literalmente."

Suzi Pires: "Triste um país que tem como projeto acabar, apagar e tornar fuligem sua História cultural. Cinemateca tratada como lixo! Artistas tratados como bandidos! Projetos censurados Tristeza. Revolta", lamentou. 

Leci Brandão"Uma tragédia anunciada! Tristeza! O galpão da Cinemateca da Vila Leopoldina está em chamas. É criminoso o descaso do governo com a cultura e a memória do nosso povo. Os @trabalhadorescb  tem alertado que é preciso cuidar desse patrimônio. Precisamos tirar o genocida do poder."

Tico Santa Cruz"Uma hora são os dados do CNPq  - Ciência ( pesquisa ). Outro dia - Incêndio na Cinemateca Brasileira ( Cultura). Alguém duvida que isso tudo seja um projeto de destruição?", disparou o cantor.

Leandra Leal"É muito revoltante perder parte do acervo da cinemateca, é inaceitável e triste. Estou rezando para que os bombeiros consigam controlar o fogo e salvar algo da nossa identidade", disse a atriz em seu perfil no Twitter, que também relembrou o aviso dos funcionários sobre o risco de incêndio: "Aqui o aviso dos funcionários da cinemateca em abril de 2021. No mínimo esse incêndio foi resultado de negligência. Estamos perdendo nossa memória."

Vale lembrar que no ano passado um temporal alagou o galpão e parte do acervo foi comprometido. Na ocasião a instituição não revelou quais itens foram danificados. Em 2016, outro galpão da Cinemateca Brasileira, ao lado da sede, na Vila Mariana, foi atingido por um incêndio que destruiu cerca de 500 obras.