CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Dira Paes ganha homenagem em Mostra de Cinema de Tiradentes

Com trajetória de 37 filmes, atriz relembra sua vida e a obra no cinema e na TV

CARAS Digital Publicado em 12/02/2015, às 08h41 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dira Paes - LEO LARA/UNIVERSO PRODUÇÃO
Dira Paes - LEO LARA/UNIVERSO PRODUÇÃO

Uma das atrizes mais competentes e admiradas do país, Dira Paes (45) recebeu um justo prêmio por sua irrepreensível trajetória: foi a grande homenageada da 18ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. De passagem pela cidade para receber a honraria, ela aproveitou para conhecer o mais do charmoso destino turístico mineiro. “Eu tive a sorte de descobrir cedo uma paixão que ajudou a formar a minha personalidade. A cada trabalho é como se estivesse me jogando em um abismo sem medo porque eu amo o que eu faço”, comentou Dira, que estreou nas telonas aos 15 anos, em um dos principais papéis do longa britânico A Floresta das Esmeraldas, rodado na Amazônia pelo diretor John Boorman (82). “O cinema me deu um norte, me deu a coisa mais linda que eu já fiz na vida, que é meu filho, fruto de um encontro cinematográfico”, lembrou ela, citando o eleito, o fotógrafo e cinegrafista Pablo Baião (36), e Inácio (6), o herdeiro.

Ao longo de sua trajetória, a atriz acumula 37 trabalhos no cinema nos mais variados gêneros, incluindo sucessos de público, como 2 Filhos de Francisco, de 2005, e filmes independentes, entre eles Baixio das Bestas, de 2007, e A Festa da Menina Morta, de 2008. Apontada por diretores como versátil e dona de um imenso carisma, ela afirma que, pouco a pouco, foi encontrando seu espaço. “No começo, percebi que não haviam mulheres com rostos amazônicos nos filmes. Percebi que existia uma distância enorme entre a Amazônia e o resto do Brasil. Então, o que era meu algoz tornou-se a minha maior vantagem” comenta ela, nascida no Pará, e dona de marcantes e belos traços indígenas.

Se o passado a enche de orgulho, o futuro promete reservar momentos ainda mais inesquecíveis. De férias da TV desde o fim da novela O Rebu, em setembro, Dira poderá ser vista em breve nas salas de cinema. Entre seus próximos lançamentos está Órfãos do Eldorado, em que atua ao lado de Mariana Rios (29) e Daniel de Oliveira (37). “Sinto que ainda está por vir algo emblemático para mim. E acho que pensar assim me dá fôlego para seguir buscando”, reflete a talentosa atriz.

caras