CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Carnaval / Folia

Romero Britto: “Estou focado no carnaval”

Tema do desfile da escola de samba Renascer de Jacarepaguá no carnaval carioca 2012, Romero Britto fala sobre sua relação com o Brasil, sua arte e sua linguagem

Redação Publicado em 25/12/2011, às 04h20 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Romero Britto - Vagner Campos
Romero Britto - Vagner Campos

Um dos queridinhos do mundo das artes brasileira, Romero Britto (48) é um artista plástico cheio de planos, e reserva para 2012 espaço para exposições em todo o mundo. Mas como bom brasileiro que é, seu foco para os próximos meses só poderia ser um: o carnaval. Tema do samba-enredo da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, Romero tem acompanhado a criação do desfile inspirado em sua obra, e confessa que mesmo tendo vontade, não colocou nem um dedinho para opinar nas alegorias.

Há vários meses eu tenho ido ao Rio de Janeiro, vou pra lá visitar, ver o que eles estão fazendo, mas só como espectador mesmo, eles que estão desenvolvendo o desfile. É um prazer pra mim ver um samba inspirado na minha arte”, contou animado em bate-papo com a CARAS Online. Romero, que é pernambucano radicado em Miami, volta para sua casa nos Estados Unidos no começo do ano e passa três dias no Brasil durante o carnaval, para conferir o desfile e para sambar um pouquinho também. “Eu adoro samba!”, completou o artista.

Com peças expostas atualmente em diversos estados brasileiros, em Berlin e Moscou, Romero se considera um artista realizado quando o assunto é a identificação que o público tem com a sua arte. “Minha mensagem é uma mensagem universal, seja na Europa, na Ásia, no Brasil. Apesar de fazer coisas únicas, elas têm o mesmo vocabulário. Claro que cada trabalho tem a sua história, mas acho que consegui criar consistência na minha linguagem e em troca ganhei essa lealdade toda do público”, refletiu Romero.

Para ele, a grande função de sua arte é conseguir atingir a maior contingente de público com suas mensagens de esperança e alegria. “Se você é um tipo de artista com uma linguagem universal, que todo mundo consegue entender, você está fazendo arte de verdade”, concluiu.

Romero esteve no Brasil na última semana de dezembro para presentear Janaína de Melo (28), a vencedora do reality show O Aprendiz, com uma obra avaliada em 50 mil dólares.

Confira abaixo o samba-enredo da escola de samba carioca Renascer de Jacarepaguá inspirado em Romero Britto:

Escola: Renascer de Jacarepaguá
Romero Britto: o Artista da Alegria dá o Tom da Folia

Esse dom que faz o artista imortal
É luz do céu para pintar
A Renascer no carnaval
O faz buscar em cada cor o infinito
Acreditar Romero Britto
Que Deus mora na inspiração
Em páginas a arte que viu
O inverso se abriu, presente de irmão
Contraste que se refletiu
Universo do arista, outra direção

Nas cores de sua aquarela
Valores brincando na tela
Aquele abraço desenhar
Gira o compasso eu quero outra vez sambar

Sensibilidade, pop arte o mundo espalhou
Sorrir é brilhar
Dar ao papel a emoção que seduz
Eu sei que a arte vai reinar
Tal qual as telas na cidade luz
Do alto do morro o Redentor abraça o gênio
Que hoje repinta esta cidade
Moleque Recife é saudade
Há tantos meninos assim
Querendo um sonho
Na liberdade das cores sem fim

Pintos d'alegria, calor da emoção
Pintou Renascer no meu coração
No tom da folia vou me apresentar
Na galeria Jacarepaguá