CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Lucélia Santos retorna ao teatro em família, com 'Alguém Acaba de Morrer Lá Fora'

Afastada das novelas desde 'Cidadão Brasileiro', Lucélia Santos produz espetáculo do dramaturgo Jô Bilac com direção do filho, Pedro Neschling, e divide cena com a nora, Vitória Frate

Rafael Andrade Publicado em 13/11/2011, às 18h44 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lucélia Santos e Pedro Neschling - Vagner Campos
Lucélia Santos e Pedro Neschling - Vagner Campos

Enquanto não acontece o esperado retorno às novelas, Lucélia Santos (54) se dedica ao teatro. A atriz está em cartaz em São Paulo, com a peça Alguém Acaba de Morrer Lá Fora, do jovem dramaturgo Jô Bilac (27). O espetáculo tem direção do filho de Lucélia,Pedro Neschling (29), e também traz no elenco Vitória Frate (26), esposa de Pedro.

"É uma peça pop, bem legal. Com uma pegada incrível e divertida. Tivemos só cinco semanas para montá-la, foi uma tourada", conta Lucélia, que assina a produção. "É muito bacana investir nas pessoas jovens, como o Pedro e o Jô. Eles são o que vem por aí no teatro. Aprendi com o Walmor Chagas, anos atrás, que o que vale a pena é fazer teatro com autor brasileiro. Fico fascinada com a possibilidade de dar gás para essa moçada. O Pedro é muito firme como diretor, gostei muito do trabalho", diz.

A trama gira em torno de quatro personagens que se encontram em um bar e reagem a um assassinato que acontece do lado de fora. A história é interrompida e recontada de tal forma que a vítima é, a cada vez, alguém próximo de cada um dos presentes no estabelecimento, em um ritmo lembra um pouco o dos filmes do cineasta Quentin Tarantino (48).

"A temática ronda a solidão de grandes centros urbanos, e como a gente se conecta e desconecta rapidamente das pessoas", conta Vitória, que não poupa elogios para a sogra. "Trabalhar com a Lucélia é um presente. Ela é uma super atriz, um furacão e uma pessoa que eu amo. É sempre bom ter essa troca com quem tem mais experiência".

É a primeira vez que Neschling dirige a mãe no teatro. Mas a perceria já tem história. Ele foi o responsável pelo roteiro do longa Timor Lorosae - O Massacre que o Mundo Não Viu, documentário que Lucélia fez em 2001, depois da independência do Timor Leste.

"Trabalhar em família é uma coisa mais intensa que o normal, mas acho que isso também representou um ganho extra no palco", revela Neschling. "Gosto de fazer um trabalho colaborativo com o elenco. E, quando você trabalha com uma atriz do calibre da minha mãe, tem que estar aberto, também, para o que ela propõe. Aprendi muito", diz.

Lucélia não aparece na TV desde a participação em Aline, em que o filho também atuou. Sua última novela foi Cidadão Brasileiro, levada ao ar pela Record em 2006. A atriz - que ficou internacionalmente conhecido por Escrava Isaura, que em 2011 completa 35 anos - não confirma as especulações recentes do retorno ao ar. "Não sei de nada. Mas, pelo que tenho lido na imprensa, estarei voltando muito em breve. Quem sabe a TV me salva do teatro! [risos]".  

Alguém Acaba de Morrer Lá Fora está em cartaz no Sesc Belenzinho, até 11 de dezembro. Também fazem parte do elenco Pedro Nercessian (25) e Ricardo Santos (46). As apresentações acontecem sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 18h.