CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Esporte / Copa

Revista americana diz que 'We Are One' fracassou como tema da Copa do Mundo

Billboard explica porque 'We Are One' não conseguiu superar 'Waka Waka' e confirma apresentação de Shakira na final da Copa do Mundo no Brasil

CARAS Digital Publicado em 30/06/2014, às 08h50 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull - Manuela Scarpa/ FotoRioNews
Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull - Manuela Scarpa/ FotoRioNews

A música da Copa do Mundo We Are One (Ole Ola), de Pitbull com Jennifer Lopez e Claudia Leitte, não agradou a  Billboard. A principal revista musical dos Estados Unidos fez um artigo explicando porque considera a canção um fracasso e aponta que Dare (La La La), de Shakira, deve superar o tema oficial do campeonato em vendas. 

No artigo que traz no título a pergunta 'Por que We Are One é um fracasso?', a Billboard lembra algumas críticas que a música sofreu logo quando foi lançada, dizendo que muitas pessoas criticaram o uso limitado deJennifer Lopez e da brasileira Claudia Leitte na canção. Então, a revista explica que a música pode até ter tido um bom desempenho, mas não o suficiente para considerá-la um hit ou para fazer jus ao trabalho de divulgação que foi feito em cima dela. 

"We Are One, lançada em abril, vendeu 105 mil downloads nos Estados Unidos até hoje (27 de junho), de acordo com a Nielsen SoundScan, mas com muito esforço, passou apenas três semanas no Hot 100 da Billboard. Após a performance na cerimônia de abertura da Copa, a faixa teve um pico de vendas de 22 mil downloads naquela semana, e foi a semana com o melhor desempenho de vendas", diz o texto, que compara a música com Waka Waka, de Shakira, tema da Copa de 2010. "Waka Waka passou 18 semanas no Hot 100, vendendo 57 mil cópias só na sua melhor semana. Na verdade, as vendas da música nunca ficaram abaixo de 31 mil cópias durante as semanas da Copa. Waka Waka vendeu 1,8 milhão só nos Estados Unidos", continua. 

A publicação também compara a canção com Dare (La La La). "Embora tenha vendido 78 mil downloads a menos que We Are One, ela está pronta para superar esses números, especialmente com a cerimônia de encerramento com show da Shakira", diz. A Billboard também diz que o clipe da colombiana teve mais aceitação do público e acertou ao usar os principais craques da Copa no vídeo e reclama que We Are One apostou apenas em 'bandeiras e dançarinas brasileiras'.

Ao contrário do que muitos críticos disseram, para a Billboard, o problema da canção não foi ter explorado pouco a cultura brasileira. "Músicas da Copa não são feitas para refletir apenas um país e seu sucesso depende de uma aceitação global", justifica o texto, lembrando que The Cup of Life, de Ricky Martin, não era uma música 'francesa', mas mesmo assim se tornou um hit mundial, assim como Waka Waka não representava a cultura sul-africana, mas conquistou o público. 

"We Are One não tem refrão, não tem gancho, e falta uma melodia memorável para cantar junto", conclui a revista.