CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Tratamentos noturnos para pele e cabelo são alternativas para quem não tem tempo de cuidar da beleza

Os cremes de tratamento noturno ajudam a manter a pele e o cabelo saudáveis porque contêm vitaminas que ajudam na renovação celular. E o melhor: não atrapalham a rotina diária. Confira!

Redação Publicado em 17/06/2013, às 18h07 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cuide da beleza: aposte nos tratamentos noturnos para a pele e cabelo - Shutterstock
Cuide da beleza: aposte nos tratamentos noturnos para a pele e cabelo - Shutterstock

Sabia que é possível ficar linda dormindo? Durante a noite, os cremes noturnos estimulam a renovação celular, uma vez que o organismo está em repouso e apto a receber ativos, entre eles, o anti-idade. E são ótimas alternativas para quem não tem tempo de cuidar da pele durante o dia. “São cremes mais encorpados e que contêm agentes fotossensibilizantes, ou seja, que não devem ser aplicados durante o dia por conta do contato com a radiação ultravioleta”, avisa a dermatologista Carla Albuquerque.

Veja como ter pele perfeita e bonita mesmo após os 20 anos de idade

Saiba como se hidratar no inverno e ter a pele perfeita no dia do seu casamento

Cremes com ácido retinóico (também conhecido como vitamina A) na fórmula são os mais indicados. “Sua função é promover a renovação celular, estimular a formação de colágeno, ajudar no clareamento, melhorar a textura e os poros, além de ser o ativo número um para prevenir o envelhecimento”, comenta a especialista. “Como algumas peles são mais sensíveis e não toleram bem esse ácido, aconselho o uso de seus derivados, tais como o adapaleno, retinaldeído e retinol”, explica.

Vale ainda apostar em cremes formulados com ácido hialurônico (um potente hidratante) e antioxidantes - como as vitaminas C e E - capazes de neutralizar a ação dos radicais livres, coenzima Q10, ácido ferúlico e extrato de café verde. Mas atenção na hora da compra: para encontrar o creme facial noturno mais adequado, além do ativo, é preciso avaliar o tipo de pele (oleosa, seca ou mista) e a idade. Em caso de dúvida, o ideal é consultar um dermatologista.

Mas o efeito desejado com o creme facial noturno só será conquistado com a remoção da maquiagem. Use um sabonete líquido e complete a limpeza com um demaquilante específico para o seu tipo de pele. “Não remover a maquiagem pode deixar a pele sem brilho, propensa a cravos e espinhas e mal cuidada”, enfatiza Carla Albuquerque.

E, se a falta de tempo também impede a realização de tratamentos capilares, o creme noturno é uma ótima indicação. Considerado um tratamento complementar, ele não substitui as hidratações potentes realizadas no salão, mas tem o benefício de agir enquanto você dorme, sem se preocupar com o tempo de pausa.

“Aposte nos produtos com os seguintes ativos na fórmula: manteiga de karité, com ação emoliente, vitamina B5, com ação hidratante e regeneradora, ceramida, que confere mais resistência aos fios e o argan, um potencial hidratante”, recomenda a dermatologista.

Na hora da aplicação, coloque a quantidade equivalente a uma moeda de 50 centavos nos cabelos secos, no sentido do comprimento às pontas, evitando a raiz e massageando bem. “Não se preocupe em manchar a roupa de cama. O produto foi formulado para ser absorvido pelo fio”, explica a dermatologista. Vale seguir a recomendação do fabricante quanto a regularidade do tratamento e o enxágue no dia seguinte.

Saiba como manter o cabelo forte mesmo usando secador e chapinha todos os dias

Lavagem é essencial para manter os cabelos desembaraçados