Assine

Por CARAS Online 8 dias atrás

Franja valoriza pontos fortes do rosto. Veja como escolher

Com uma franja é possível disfarçar o tamanho da testa e do nariz e ainda destacar os pontos fortes de cada formato de rosto. A seguir, confira a dica de hairstylists e saiba como escolher o modelo ideal

Franja nunca sai de moda, principalmente agora que o pixie cut é o hit da estação. Além de ser tendência, a franja é um recurso que pode valorizar o que o rosto tem melhor e disfarçar o tamanho do nariz e da testa, por exemplo. Basta escolher o modelo ideal. “A franjinha marcada evidencia os traços do rosto. Já os cortes ‘cheios’ e com movimento, que podem podem ser usados para a direita ou esquerda, ajudam a minimizar o volume do rosto”, afirma César Neubert, hairstylist.

+ Franja longa rejuvenesce Heidi Klum. Saiba como escolher o corte ideal

O truque da franja não é restrito apenas a quem tem cabelo liso. “O corte repicado em camadas como o de Rihanna - que tem uma ‘franjinha’ nas laterais e começa abaixo da sobrancelha - também diminui o tamanho da testa, dá movimento ao visual e é o ideal para quem tem cabelo crespo”, orienta Ricardo Moçali, hairstylist do Werner Coiffeur.

E assim como existe uma alternativa para cada tipo de cabelo, cada formato de rosto exige um tipo de franja:

Hexagonal
O formato hexagonal, que imita um triângulo invertido, é o mais democrático: “toda franja cai bem”, diz Jack Oliveira, hairstylist do Studio W. A atriz Anne Hathaway, por exemplo, fica bem usando franja arredondada (mais reta no meio e comprida na lateral) ou lateral. “Os penteados ficam bem na Anne por causa do rosto hexagonal e porque ela adequa o corte à franja”, afirma Jack.

Redondo
A mulher que tem o rosto redondo deve evitar a franjinha tradicional. “O corte marcado, acima da sobrancelha, aumenta bochecha e o nariz”, diz a hair stylist. O segredo de sucesso para o formato é: franja leve e comprida (na altura do nariz). “Como a que a Débora Falabella usava na primeira fase de Avenida Brasil”, completa. 

Oval
“Evite franja comprida pesada (que não está desfiada)”, sugere Jack. Com algumas modificações, a franja mais indicada para o formato é a tradicional. “A franja não pode ser muito marcada. Ela deve ser reta e combinada a uma mecha lateral na altura do queixo. Caso contrário, a testa mais fina pode ficar em evidência”, acrescenta.

Quadrado
Já que, além de mudar o visual, a função da franja é trazer equilíbrio ao rosto, o formato quadrado deve optar pela franja arredondada. “O corte começa bem marcado e curto, mas vai ‘abrindo’, ficando mais longo”, comenta Jack.

Fino
A beleza do rosto fino é potencializada com a franja marcada, como a da atriz Maria Casadevall. “A franja marcada ressalta a bochecha e dá mais volume para o rosto”, afirma a hairstylist. Dica: evite a franja longa. “Esse corte da fluidez ao rosto e pode contribuir para afiná-lo ainda mais”, conclui Jack.
 

Tags relacionadas: Cabelos | cabelos

Notícia publicada Qua, 15 Jan 2014 as 16:28, por CARAS Online.


Mais Notícias de cabelos