Assine

Por CARAS DIGITAL

Fios fracos? Veja o que é mito ou verdade sobre queda de cabelo

Hairstylist comenta sobre os principais motivos que fazem os cabelo caírem

As mulheres sonham com os cabelos fortes e volumosos, porém, muitas vezes, inclusive no verão, há uma intensa queda dos fios. Para saber o que estimula de verdade o desenvolvimento capilar e o que é apenas mito, a hairstylist Tatiana Araújo selecionou as maiores verdades e mentiras deste assunto ; confira!

+Verão: veja 7 dicas para evitar a queda de cabelo na estação

Verdades:

  • Excesso de óleo impede o desenvolvimento capilar
    “Quem tem cabelo oleoso, deve lavá-lo com maior frequência, de preferência diariamente. O excesso de óleo na raiz obstrui os poros, e isso atrapalha o crescimento”, explica Tatiana Araújo. Além disso, o uso excessivo de secador estimula a produção de óleos na raiz. Dessa forma, sempre que possível, deixe as madeixas secarem naturalmente”.
  • Certos alimentos ajudam os fios crescerem
    “O ditado ‘você é o que você come’ é pura verdade quando se trata de desenvolvimento capilar, ou seja, sua dieta pode ser tão importante para as suas madeixas quanto o seu shampoo. Abóbora, cenoura e batata doce são alimentos ricos em vitamina A, que ajuda o corpo a produzir o sebo necessário para que o couro cabeludo fique saudável. Além disso, o ferro é muito importante para o fortalecimento dos fios e para previnir a queda. Dessa forma, alimentos como lentilha, espinafre, couve e brócolis são aliados para aquelas que querem ter ‘cabelão’”.
  • Aplicação e ingestão de proteína deixam os cabelos mais fortes
    “Assim como os músculos, os cabelos também são compostos por um alto teor de proteína. Não é a toa que produtos com queratina e aminoácidos são responsáveis por manter a água dentro dos fios e deixá-los mais fortalecidos. A ingestão de proteína também é recomendada. Uma dieta balanceada e rica nessa substância é importante para a saúde capilar”.
  • Estresse atrapalha o crescimento dos fios
    “O estresse é um problema que atrapalha os mais diversos âmbitos da saúde, psicológico e físico. Com os cabelos não é diferente. A perda dos fios pode ocorrer logo após ou até três meses após um episódio estressante. Isso acontece, muitas vezes, porque o corpo precisa se recuperar desse contratempo, estimulando outras partes do organismo e fazendo com que os fios parem de crescer ou comecem a cair”.

Mito:

  • Misturar anticoncepcional com o shampoo
    “Dessa vez, esta teoria é um mito. O hormônio da pílula anticoncepcional é para ser ingerido, não há nenhum tipo de efeito ou absorção do couro cabeludo quanto ao uso tópico”.
  • Rabo de cavalo ou trança estimula o crescimento
    Puxar, esticar e amarrar os fios nas alturas não age de forma alguma no crescimento dos fios. Muito pelo contrário. O ferro dos elásticos e rabos muito apertados podem quebrar os fios. Para prender, indico o uso de piranhas e lacinhos revestidos por tecido”.
  • Aparar as pontas todos os meses impede o crescimento
    “Os fios nascem do couro cabeludo e não das pontas. Apará-los mês a mês evita pontas duplas e faz com que eles não fiquem ou ralos no comprimento. É ilusão pensar que o cabelo não crescerá por ser cortado sempre. Fios saudáveis crescem, em média, um centímetro por mês, mas o fato de tirar as pontas não interfere no crescimento em si”, explica.
  • O cabelo se acostuma com o shampoo, que para de fazer efeito
    É recomendado o rodízio de shampoo para que os cabelos aproveitem diferentes benefícios dos produtos. “Se o cosmético é ideal para o tipo de fio e está garantindo bons resultados, não há porque trocá-lo”, afirma a hairstylist.

Tags relacionadas: CABELOS

Notícia publicada Qui, 30 nov 2017 as 15:11, por CARAS DIGITAL.




-->