CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Minicasamento (ou mini-wedding) garante festa personalizada. Veja dicas para organizar

O mini-wedding é uma festa de casamento pequena, ideal para até 100 convidados, que permite aos noivos dedicar mais atenção a amigos e familiares. Veja as dicas para escolher desde convites e buffet até makes e penteados

CARAS Online Publicado em 28/11/2013, às 17h01 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja dicas de profissionais para ter um casamento mais intimista - Shutterstock
Veja dicas de profissionais para ter um casamento mais intimista - Shutterstock

O mini-wedding é uma opção “compacta” de cerimônia de casamento que vem conquistado muitos adeptos. Caracterizado por uma festa com até 100 convidados, o “minicasamento” permite que os noivos façam uma cerimônia mais personalizada e intimista. “O fato de ser mini-wedding não significa que o casal não terá uma festa tradicional, ao contrário. Os noivos poderão fazer uma celebração mais personalizada e dar toda atenção para os pais, familiares e amigos”, diz Márcia Possik, assessora e diretora do Marriages. Confira as dicas:

Preparativos

Os noivos têm que saber exatamente quantas pessoas vão convidar. “Antes de mais nada é preciso que o casal entre em acordo com os pais, pois devem escolher a dedo os convidados. A lista não pode ultrapassar 100 pessoas!”, diz Márcia.

+ Traços que encantam: Caligrafia ainda marca presença nos convites de casamento

+ Lembraças de casamento: inovar é tendência

Depois da escolha dos convidados, começam os preparativos. “O convite ainda é mais bacana de fazer, pois os noivos, em vez de colocar os nomes dos convidados, podem incluir uma foto de cada um deles, por exemplo. As fotos darão outra cara ao convite, o que pode ser divertido”, afirma a assessora de casamento. As lembrancinhas também podem seguir a linha criativa.

Escolha o ambiente adequado para comportar confortavelmente todos os convidados. Não esqueça de verificar se há ar-condicionado, caso a festa aconteça durante um dia quente, e avaliar se há qualidade de som e iluminação.

Bufê

A festa poderá ter todos os salgados e doces tradicionais, porém, em uma quantidade menor. “Em cada mesa do buffet, por exemplo, o casal poderá colocar o nome de cada convidado e alguns porta-retratos.  É uma maneira de personalizar ainda mais a festa”, diz Márcia.

Para determinar a quantidade ideal de comes e bebes, calcule aproximadamente quantos salgados e doces cada convidado comerá: o ideal são 4 porções por pessoa.

Maquiagem

O maquiador Rosman Braz diz que independentemente do estilo da noiva e do horário da cerimônia, deve-se optar por tons mais suaves, tanto no vestido quanto no make. “Mesmo se a noiva for moderninha, eu recomendo usar um make suave, afinal, a ocasião pede tonalidades românticas”, diz.

Esqueça as sombras pretas. “Não recomendo usar o preto na festa de casamento. Se quiser esfumar, use o marrom ou o cinza”, afirma Braz. Nos lábios, tons neutros. “Recomendo o nude com rosa ou nude com pêssego. Cor de boca pode deixá-la pálida”, diz o maquiador.

Para conseguir a maquiagem perfeita, Braz diz que os excessos devem ser evitados. “Uma pele perfeita, bem cuidada, com blush pêssego e levemente iluminado. Sombra clara, delineador e cílios postiços”. Aposte também na base em HD. “Para a noiva que quer um álbum de fotos perfeito, uma pele bem preparada é essencial. A cobertura da base em alta definição é de 100% e deixa a pele bem lisinha”, diz Braz.

+ Beleza da noiva: os segredos para ter uma pele radiante

Cabelo

Para Braz, menos é sempre mais. Por isso, fuja de penteados elaborados. “Os coques são os mais recomendados, tanto os tradicionais quanto os bagunçados”, diz o maquiador. Quanto mais natural, melhor. “Um penteado de noiva tem que ser elegante, romântico e que dê a impressão de que ela fez sozinha. As tranças ou o rabo de cavalo baixo são bem bacanas”, afirma Braz. Noivas com cabelo enrolado ou crespo devem valorizar os cachos naturais no penteado. “Aproveite os cachinhos para personalizar. Nada de alisar os fios!”, diz o maquiador.

É recomendado que a noiva teste o make e o penteado antes da festa de casamento. “Pelo menos 1 semana antes é preciso que ela teste o penteado, pois caso não goste ou não fique bem com ele, ainda dá tempo de mudar”, afirma Braz.

Siga as dicas, fique atenta nos preparativos e aproveite o dia.