CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Das roupas à maquiagem, saiba como ter o visual perfeito para a entrevista de emprego

Como se vestir para uma entrevista de emprego? Pode esmalte vermelho? E sapatilha? Quais roupas, sapatos e maquiagem se deve usar? A regra é não exagerar e apostar na elegância. Veja dicas de consultoras de imagem para acertar no visual

Redação Publicado em 28/01/2013, às 13h19 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como escolher a roupa, o make e a cor do esmalte para a entrevista de emprego - Shutterstock
Saiba como escolher a roupa, o make e a cor do esmalte para a entrevista de emprego - Shutterstock

Usar a roupa adequada em uma entrevista de emprego é o seu cartão de visita e, aliada ao seu bom desempenho durante o processo seletivo, pode ser decisiva para você conquistar a vaga. O ditado: “a primeira impressão é a que fica” pode parecer clichê, mas ainda é válido no mercado de trabalho.

Para criar o look certo, antes é importante analisar o perfil da empresa. “A primeira coisa que o candidato deve fazer é estudar sobre a empresa, pesquisar no site e, se possível, ir ao local um dia antes da entrevista para ver quais roupas o pessoal costuma usar”, diz Titta Aguiar, consultora de estilo e autora do livro “Moda Artesanal Brasileira”.

Empresas mais formais

Se você está procurando uma vaga em companhias que pedem look formal, deixe de lado as sapatilhas. “Sapato fechado de salto alto, camisa com botões e calça preta básica são o mais recomendado. Peças neutras e básicas são ideais. Prefira sempre a elegância e esqueça o exagero”, diz Titta.

Acessórios delicados são recomendados. “Prefira brincos menores, como os de pérola, pulseiras sem nada pendurado, anel com uma pedra bonita e um relógio bem elegante. Esqueça os anéis duplos ou que ficam em diferentes dedos”, afirma Titta.

Opte por sapatos com salto, mas que não façam ruído. “Costumo dizer que ‘o menos é sempre mais’. Escolha os sapatos que não façam tanto barulho ao andar, pois podem incomodar alguns recrutadores”, diz Luci Molina, autora do livro “Guia de estilo para os candidatos ao poder – e para quem chegou lá”.

Fique atenta também à cor e à estampa da roupa. “Deixe de lado a mulher sexy ou romântica. A sexy não combina com o ambiente de trabalho e a muito romântica pode dar a impressão de ser frágil. Então, nada de decotes, roupas com babados, florzinhas, peças transparentes. Procure o clássico que você não vai errar!”, afirma Titta.

Empresas informais

Não é porque a empresa é um pouco mais descontraída que você vai usar roupas menos sérias. Procure peças confortáveis, mas que tragam elegância. “Prefira jeans com lavagem mais escura, camisas, sapatilhas neutras, sem muitas estampas, e acessórios delicados também”, diz Luci.

Evite estampas chamativas, como corações, estrelas ou desenhos. Quem gosta de saias ou vestidos deve escolher modelos que valorizem o seu tipo físico. “O comprimento recomendado é três dedos acima do joelho. Evite saias no meio da canela, pois podem ‘achatar’ o look”, afirma Luci.

Unhas

Assim como as roupas, as unhas devem estar sempre impecáveis. Escolha esmaltes delicados. “Fuja de cores berrantes, como verde, azul, amarelo. O vermelho também pode não ser uma boa opção para entrevistas. Por isso, escolha tons neutros  que sejam clássicos”, diz Titta.

Perfume

Saiba dosar a quantidade de perfume. “É péssimo ficar do lado de uma pessoa que exagerou. Isso pode incomodar também o entrevistador. Por isso, escolha os mais suaves e passe pouca quantidade”, afirma Luci.

Maquiagem

A suavidade também vale no momento da escolha do make. “A maquiagem deve apenas uniformizar a pele. Corretivo para cobrir imperfeições, blush para trazer ar saudável, batom cor de boca e rímel são suficientes”, afirma Titta.

Cabelo

Fique atenta ao acessório que você coloca no cabelo. “Evite tiaras com flores ou spikes. Se optar por um rabo de cavalo, escolha o prendedor que tenha a mesma tonalidade do seu cabelo. O ideal é que o penteado seja o mais neutro possível”, diz Titta.

Roupas novas?

Escolha peças que sejam elegantes, mas confortáveis. Portanto, nada de usar um sapato novo que possa machucar os pés, por exemplo. “A pessoa tem que se sentir bem e passar confiança no momento da entrevista. Nas roupas, prefira tecidos de fibras naturais, que não amassam”, afirma Luci.

Siga as dicas das profissionais e escolha peças de acordo com o seu estilo. O importante é estar bem vestida e transmitir confiança durante o processo seletivo. Boa sorte!

Da Redação