Assine

Por Ana Paula de Andrade 1 ano atrás

Excesso de peso da mulher prejudica casamento, diz estudo

Estudo aponta que excesso de peso é um problema maior até do que dinheiro em um casamento

Um estudo realizado pela Universidade do Arizona e pela Universidade de Puget Sound, nos Estados Unidos, divulgado mês passado no Journal of Social and Personal Relationships, concluiu que os "quilinhos a mais" podem afetar o relacionamento do casal. Principalmente se quem estiver acima do peso for a mulher. Dos 43 casais heterossexuais analisados, os que mais reportaram conflitos foram aqueles formados por homens de peso saudável e mulheres gordinhas. Mas quando o homem é quem estava acima do peso, o "nível de discussões" registrado na pesquisa era igual ao de casais sem problema com a balança. “Isso acontece porque estamos em uma sociedade machista, onde o homem pode engordar, mas a mulher tem que estar sempre linda”, diz o psicólogo Tiago Lupoli.

 

A professora Tricia Burke, do departamento de estudos comunicacionais da Universidade de Puget Sound, que liderou o estudo, afirma que o mais importante é reconhecer o esforço do cônjuge caso ele decida fazer dieta e encarar uma rotina exercícios. E lembra que a comunicação é essencial. "Mesmo que haja riscos de discussões e conflitos, alguns mecanismos de comunicação podem reduzi-los", declarou ao Wall Street Journal. Lupoli concorda: “A famosa ‘DR’ (discutir a relação) é essencial para manter o relacionamento saudável”. Existem, ainda, outros cuidados, indicados pelo especialista, que ajudam a lidar com o problema.

 

O assunto é polêmico e já rendeu um livro, escrito por Betsy Schow, uma americana que passou pelo dilema e conseguiu superá-lo com a ajuda do marido. O peso é, sem dúvida, uma preocupação feminina frequente. Se você é mulher, provavelmente já perguntou a seu namorado, noivo ou marido: "Amor, você acha que eu estou gorda?". Mas até então essa era apenas uma questão de estética ou vaidade exagerada. Lidar com o assunto é uma questão delicada e também pode ser estressante para o casal. Por isso, reconhecer o problema e conversar é fundamental.

 

Por Ana Paula de Andrade

Tags relacionadas: Obesidade | Mulher | casamento | Estudo | blog

Notícia publicada Sex, 25 Jan 2013 as 11:37, por Ana Paula de Andrade.


Mais Notícias de blog