CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

SOS Noivas: as principais dúvidas sobre véu, buquê, vestido e alimentação respondidas

O que fazer com o véu que amassou? E para o buquê não murchar? Confira as dicas para resolver pequenos problemas que podem acontecer na véspera ou no dia do casamento

Redação Publicado em 27/06/2012, às 15h16 - Atualizado em 18/02/2013, às 06h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vestidos com tecidos que amassam facilmente devem ficar pendurados num lugar alto - Shutterstock
Vestidos com tecidos que amassam facilmente devem ficar pendurados num lugar alto - Shutterstock

Quando o namoro vira noivado, todo mundo corre para marcar a igreja dos sonhos, o espaço para festa ideal, o costureiro mágico, aquele fotógrafo especial... Depois, pensa no bolo, no bufê, nas bebidas, na decoração, nos docinhos, no bem-casado. Mas, e na véspera, o que fazer? Como lidar com o vestido, o véu, o buquê? Com a proximidade do grande momento, a ansiedade aumenta e surgem dúvidas de última hora. Mas não se desespere: segundo especialistas no assunto, são questões fáceis de resolver!

O que fazer quando o vestido chega em casa?
Idealmente, o vestido deve ir para a casa da noiva na semana do casamento. “Mas não existe data certa, depende de cada caso, porque às vezes a noiva emagrece muito perto do dia e ajustes feitos na véspera são necessários”, explica a estilista Lethicia Bronstein Pompeu. E mesmo que a noiva vá se arrumar no salão, o melhor é receber o vestido em casa, porque nem todos os lugares têm um espaço apropriado e seguro para guardá-lo. “Se o vestido for bordado, aconselho mantê-lo deitado para não espichar o tecido”, diz Lethicia. O mesmo pode acontecer com modelos enviesados e de tecidos como tule de seda. Por isso, também nesses casos, tome cuidado. “Já os vestidos mais estruturados ou com tecidos que amassam facilmente devem ficar pendurados num lugar alto”. Manter o vestido dentro da capa também é uma boa ideia para evitar sujá-lo. Já o véu, que costuma ser de tule francês, desamassa facilmente e pode ser pendurado num cabide ou esticado sobre uma cama ou sofá cerca de três horas antes da cerimônia.

E se o vestido ou o véu amassarem?

Passar o vestido pode ser complicado e depende do tecido e modelo. “Alguns reagem melhor ao vapor, outros é preciso passar mesmo”, diz Lethicia. Quando for usar o ferro, no entanto, fique atenta e selecione a temperatura correta e tenha certeza de que o aparelho não está enferrujado. Para garantir, comece a passar pela barra e com um pano ou lenço em cima. “É preciso lembrar que, com exceção das noivas que se arrumam no mesmo lugar onde a cerimônia e a festa vão acontecer, elas têm que entrar no carro para se dirigir à igreja e, durante esse trajeto, sem dúvida, o vestido pode sofrer algum amassadinho inesperado.”
“Pela praticidade e pelo medo de queimar, muitas pessoas tendem a querer usar o steamer (vapor), mas ele não é indicado para todos os tecidos. Já o ferro merece certos cuidados”, avisa Constance Zahn, autora do site homônimo dedicado exclusivamente a casamentos.

O que comer no dia da cerimônia?
“Não sair muito do habitual e tomar um café da manhã reforçado, com pão integral, uma proteína magra, como iogurte ou queijo branco, uma fruta, leite ou suco, é muito importante”, explica a nutricionista clínica funcional Karina Al Assad. E, como na festa, muito provavelmente, a noiva vai ficar muitas horas sem comer, um lanchinho no cabeleireiro é uma ótima ideia. Pode ser uma fruta, um iogurte ou até mesmo um sanduíche. “As noivas também devem evitar tomar muito café, porque ele ajuda a reter líquido e agita”, diz Karina. Chá de camomila ou cidreira e suco de maracujá, no entanto, podem ter efeito calmante.
Quem se casa à noite pode fazer um almoço com arroz, feijão ou uma massa. “É bom que a noiva coma bastante carboidrato, porque vai ficar acordada muito tempo”, diz Karina. “Mas uma proteína, peixe, carne ou frango, é fundamental para saciar”. Molhos brancos e comidas muito pesadas ou gordurosas, como picanha e frituras, devem ser evitados porque têm digestão difícil e podem aumentar a barriga. Uma saladinha vai bem, mas evite exagerar nas fibras. “Comer algumas castanhas, que têm magnésio, depois do almoço, sacia a fome e dá energia”, acrescenta a nutricionista.

E o buquê, o que fazer com ele?
Segundo Maria do Carmo R. Simon, da Flor & Forma, o buquê deve ser feito e entregue no mesmo dia do casamento, no cabeleireiro ou onde a noiva estiver se arrumando. “O buquê chega antes da cerimônia por causa das fotos do making of”, explica Maria do Carmo. “Mas é importante deixá-lo na sombra e em local fresco”. No calor, as tulipas devem ser postas na geladeira cobertas com celofane ou saco plástico. Esse mesmo cuidado deve ser tomado sempre com guirlandas e flores de lapela. “Por causa do tipo de flor e do tamanho do caule, elas devem ser sempre refrigeradas”. Como os buquês costumam ter tecido no caule, colocá-los na água não é uma boa ideia. Mas se a noiva vai se casar na praia à noite, por exemplo, e pega o buquê às 9 horas da manhã, o ideal é pedir sem o acabamento. “Nesse caso, o recomendado é colocar o buquê em um balde com água, dentro de um isopor com gelo e tampado”. Porém, só o caule deve encostar na água! E se a espera for de menos de três horas, sombra e ar-condicionado já dão conta do recado. Depois do casamento, quem quiser guardar o buquê deve deixá-lo na sombra, em local fresco, na água, até o dia de entregá-lo ao profissional que vai desidratá-lo. 

Por Camila Carvas

ccarvas@caras.com.br