CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Segredo de sucesso: saiba como escolher o cardápio do seu casamento

Canapés, pratos quentes, frios ou finger foods? O menu depende do horário da festa e deve agradar a todos os paladares. Confira as dicas de dois especialistas para montar o cardápio ideal

Juliana Cazarine Publicado em 24/08/2012, às 19h22 - Atualizado em 22/02/2013, às 00h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um cardápio bem elaborado determina o sucesso da festa - Foto-Montagem/Divulgação
Um cardápio bem elaborado determina o sucesso da festa - Foto-Montagem/Divulgação

Um cardápio bem elaborado determina o sucesso de uma festa de casamento. Afinal, o sabor de um prato permanece eternamente na memória dos convidados. Portanto, esse item merece atenção especial durante a organização do evento, desde a escolha do fornecedor até a maneira como a comida será servida.

Em geral, quando o casal contrata um bufê, contrata junto os profissionais que cuidarão de toda a comida e bebida da festa. Mas, quando os noivos têm que contratar apenas o serviço de catering, é importante darem preferência aos fornecedores indicados por amigos ou pessoas próximas. “Quando você já conhece o trabalho da empresa, mesmo que através de terceiros, e sabe que ela é confiável, é menos provável que ocorram imprevistos desagradáveis”, diz Oghan Teixeira, gastrônomo e sócio-proprietário da Ghee Banqueteria.


Com uma lista de possibilidades, os noivos podem fazer orçamentos e escolher a opção mais adequada à verba disponível. No entanto, a escolha do fornecedor deve ser feita cerca de três meses antes da festa. “Assim, os noivos têm tempo para fazer degustações e sugerir eventuais mudanças, caso seja necessário”, aconselha o gastrônomo.


Mas, antes contratar o serviço, os noivos devem ter em mãos a quantidade de convidados e saber qual será o tipo de cardápio (jantar, almoço, coquetel). “O horário da festa determina o menu”, afirma Oghan. À noite, o ideal é servir um jantar ou finger foods. “O cardápio ‘noturno’ deve ter itens com menos carboidratos e gorduras”, aconselha. Durante a tarde, é possível mesclar coquetel e finger foods. E no horário do almoço, o menu deve ter opções de pratos, não apenas “comidinhas”. Com relação à quantidade, a conta deve ser feita a partir do número de convidados sob a orientação do profissional que irá preparar a comida.


Independentemente da opção, o cardápio deve ser pensado para agradar a todos os convidados. “O casal pode escolher um bufê com uma proposta gastronômica não convencional, que sirva comida exótica, por exemplo. Mesmo assim, deve fazer também sugestões que agradem a todos, com carne, peixe, massas e canapés”, diz Eric Thomas, chef da Eco House e Tantra Eventos.


Por Juliana Cazarine