CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Paisagistas ensinam a escolher a planta certa para o seu apartamento

Está na dúvida de qual planta escolher para a decoração? Arquitetos paisagistas dão dicas de espécies que vivem bem em ambientes menores e ensinam a cuidar delas

CARAS Online Publicado em 14/01/2014, às 17h01 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antes de escolher a espécie, observe o grau de luminosidade que o ambiente recebe - Shutterstock
Antes de escolher a espécie, observe o grau de luminosidade que o ambiente recebe - Shutterstock

Escolher uma planta para decoração não é tarefa fácil. E quando se mora em apartamento, a dificuldade é maior, afinal, é preciso optar por aquela que se adéque a ambientes menores. Para escolher a planta ideal, é necessário observar todos os ambientes do apartamento e optar por aquele que receba a quantidade de luz na medida certa, ou seja, nem em excesso e nem em falta. Para isso, Eduardo Mera, arquiteto paisagista, sugere: “Leve sempre em consideração a luminosidade e o tamanho das espécies”.

+ Jardineiras são alternativa para quem não pode ter flores e plantas dentro de casa

+ Saiba quais espécies de flores e plantas vivem melhor dentro de casa

Para decorar a sala de estar, por exemplo, escolha as plantas de sombra ou meia sombra. “Esses tipos de plantas gostam de receber apenas a claridade do sol, e não o sol direto. Indico a palmeira de sombra, pacova, licuala e sansevieria cylindrica", orienta Daniela Sedo, arquiteta paisagista.

Se o seu apartamento recebe muito sol, opte por plantas um pouco mais resistentes. “Nesse caso, indico a fênix, cica, agave, pois são plantas mais fortes, mas devem ser ficar mais afastadas da circulação por causa dos espinhos”, recomenda Eduardo.

Já nas varandas, onde a claridade é mais intensa, flores coloridas podem ser colocadas sem moderação. “As plantas de sol são as recomendadas nesses ambientes. Indico a primavera em vaso, azaleia e dracenas”, diz Daniela.

Independentemente da escolha, é preciso ter alguns cuidados para garantir a longevidade. “As plantas de sol precisam ser regadas com mais frequência, dependendo da insolação do local e da espécie. As internas devem ser molhadas de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da planta. Sugiro também que a pessoa escolha vasos adequados e terra adubada. O ideal é que um paisagista verifique o adubo, sempre que possível, para que a planta fique sempre saudável”, aconselha a arquiteta paisagista.

Depois da escolha da espécie, use a criatividade na decoração. “As plantas trazem harmonia ao ambiente e a sensação de conforto e tranquilidade. Coloque-as junto com livros, porta-retratos da família ou objetos que fazem parte do seu dia a dia. O apartamento com certeza ficará elegante e extremamente aconchegante”, diz Juliane Moi, designer de interiores.