CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Arquivo / Verão

Vestido de noiva: a estação do ano pode determinar a escolha. Saiba como

A seguir, especialistas indicam os modelos de vestidos de noivas mais adequados para casamentos no verão, como o de alcinha fina ou o tomara que caia, e no inverno, como o de manga longa

Juliana Cazarine Publicado em 04/02/2014, às 17h13 - Atualizado em 03/12/2014, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vestido de noiva: a estação do ano pode determinar a escolha. Saiba como - Foto-montagem
Vestido de noiva: a estação do ano pode determinar a escolha. Saiba como - Foto-montagem

O verão exige vestidos leves, sem muito tecido. Já o inverno pede roupas de manga longa para combater o frio. Não há quem discorde dessas 'regras'. Mas será que devem ser aplicadas também aos vestidos de noiva? Sim! Na verdade, não existem modelos ou coleções específicas, mas é possível adequar o traje à estação do ano.

+ Vestido de noiva com spaghetti strap é tendência. Inspire-se e veja dicas para usar

Para o estilista Lucas Anderi, os modelos abertos são os preferidos das mulheres de qualquer parte do mundo, que estão expostas a todos os climas. “Tomara que caia e vestido de alça são os mais escolhidos, seja verão ou não”, diz. Sandrine Macé, diretora de coleções e estilo da Pronuptia Paris, concorda. “Na Europa, o mês de julho é muito solicitado para casamentos, justamente porque é verão e, além de os dias estarem mais bonitos, dá para usar vestidos de alça”, conta.

Mesmo a noiva que sonhou a vida inteira com o vestido para o dia de seu casamento pode unir sua vontade ao que é mais indicado para o clima. “Os acessórios como boleros, pelerines, echarpes e estolas, que acompanham o modelo ou tecido do vestido, são boas opções para se proteger do frio. É o que fazem as francesas no inverno”, comenta Sandrine Macé. “Se a noiva for mais ousada, pode usar uma capa também”, sugere.

+ Casamento no inverno: o charme de capas e casacos para noivas

Também é possível encontrar alternativas para os vestidos de manga longa que serão usados em dias quentes. “Nesse caso, o ideal é optar por tecidos como seda, organza e chiffon, que ‘deixam respirar’ e dão ilusão de leveza”, diz Sandrine. Para Anderi, outra opção é “usar mangas trabalhadas com fendas ou rendas com bastante recorte.”

Para aquelas mulheres que ainda não decidiram o modelo, vale a pena olhar o calendário e seguir as dicas dos especialistas. “No verão, os mais indicados são os de tecido leve, com transparência e decote nas costas”, aconselha o estilista Lucas Anderi. “No inverno, as mangas longas, os tecidos ‘encorpados’ (como o cetim, que é tradicional, e o mikado, que é jovem, moderno e vanguardista) e os modelos mais fechados são as melhores opções”, recomenda a diretora de coleções e estilo da Pronuptia Paris.

+ Vestido de noiva de manga curta: veja dicas para escolher

+ Vestido de noiva é valorizado pela manga longa. Aprenda a usar!