CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Dress Code: conheça as regras para se vestir em cada tipo de casamento

Black Tie, coquetel, festa no campo ou na praia: a personal stylist Andréa Muniz ensina a não cometer gafes na hora de escolher o look

Juliana Cazarine Publicado em 15/08/2012, às 17h09 - Atualizado em 21/02/2013, às 23h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Looks inspiradores para você compor o visual para ir a uma festa de casamento - Foto-montagem
Looks inspiradores para você compor o visual para ir a uma festa de casamento - Foto-montagem

Eternizada no samba de Noel Rosa, a dúvida “com que roupa eu vou?” atormenta mulheres todos os dias, principalmente aquelas que têm um casamento para ir. Mas, ao contrário do que se imagina, montar um look para uma festa não é das tarefas mais difíceis. Nesse caso, para ter certeza de que estará bem vestida, basta seguir uma regrinha básica: sempre respeite o dress code (código de vestimenta) do evento.


Ainda assim, podem restar dúvidas como:  “Quais peças são indicadas para uma noite gala?”. Em geral, as festas podem ser de gala (ou Black Tie), formais diurnas, coquetel (que têm um tom mais informal independentemente do horário) ou na praia e no campo. Para não ficar na dúvida sobre o que vestir em cada uma delas, veja as dicas da  professora de personal stylist da Sigbol Fashion Andréa Muniz e faça a escolha certa!


Gala ou Black Tie
“Longo com certeza”, sugere prontamente Andréa ao ser perguntada sobre o que usar em festas de gala. “Essa ocasião tem glamour e o vestido deve estar completamente adequado. O longo é elegante e cai superbem”, aconselha Andréa. Também é possível ousar com elegância. “Se a convidada quiser usar um modelo curtinho, pode até cair bem desde que ele seja bem elegante, com aplicação de pedrarias, por exemplo”, completa.


Formal diurna
Se à noite o vestido curto não é o mais indicado, para o dia é a escolha perfeita. “É importante lembrar que a festa é formal, portanto, o tecido do vestido deve ser nobre, como seda ou chiffon”, diz a professora. Mas, os longos não precisam ser excluídos das festas diurnas. “Dá para usar longos estampados ou com corte império, que são modelos elegantes e sóbrios, em festas durante o dia”, sugere Andréa.


Coquetel
Coquetel não necessariamente significa festa informal, que, por sua vez, também não é sinônimo de look casual. Os convidados devem sempre ter em mente que se trata de um casamento. Portanto, nada de calça jeans ou blusa de algodão. “Esse tipo de comemoração permite uma calça pantalona ou uma saia reta mais simples combinada a uma camisa de seda”, afirma a personal stylist. A palavra-chave é equilíbrio. “É importante saber dosar, combinar peças simples e sofisticadas”, continua.


Praia
Roupas descontraídas e elegantes são obrigatórias para casamentos na praia: shorts com brilhos ou bordados, camisas leves e vestidos curtos ou longos esvoaçantes. O conjunto geral da festa influencia detalhes específicos do look, como o sapato, por exemplo. Se a cerimônia e a festa acontecerem na areia, use rasteirinhas. “Quando a festa acontece em um salão, mesmo que a céu aberto, a convidada pode usar espadrille ou uma sandália plataforma”, aconselha Andréa.


Campo
O casamento no campo não foge às regras dos demais tipos de cerimônia. “Durante o dia, não é aconselhado o uso de brilhos e nem os vestidos longos. Independente do horário, os tecidos fluidos são os mais indicados”, diz a professora. Quanto ao sapato, os ideais são os que possuem salto grosso, que não “furam” a grama.


Por Juliana Cazarine