CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba como se manter motivado na academia e não abandoná-la

Educador físico e nutricionista dão dicas de como se sentir sempre estimulada para fazer atividade física

CARAS Digital Publicado em 30/03/2016, às 11h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como se manter motivado na academia e não abandoná-la - Reprodução/Instagram
Como se manter motivado na academia e não abandoná-la - Reprodução/Instagram

 Praticar exercícios é uma necessidade para todo mundo que deseja ter uma vida saudável e um corpo em forma.Mas, todo mundo sabe que se manter firme nessa rotina fitness, de academia pelo menos 3 vezes por semana, não é nada fácil, mas há formas de ficar sempre motivado fazendo alguma atividade.

"Procure atividades que atendam aos seus objetivos e que você realmente goste de fazer. Além dos benefícios à saúde, as atividades físicas aliviam o estresse, melhoram a autoestima e promovem sensação de alegria e satisfação (a famosa missão cumprida). Dessa forma você se manterá motivada e dedicada, comportamentos fundamentais para alcançar seus objetivos. Existem infinitas modalidades de atividades justamente pelo fato de cada ser humano ter uma genética, um perfil, um modo de adaptação e suas necessidades específicas”, o educador físico Fernando Alves.

O profissional diz ainda que é importante fazer um acompanhamento e uma avaliação das atividades: “Para alcançar seus objetivos, é necessário que você saiba de onde está iniciando (peso, números de roupa, % de gordura) e metas definidas, preferencialmente com prazos alcançáveis. Então uma avaliação periódica te permite saber o que está melhorando (ou não) e o que pode melhorar ainda mais. Além de ter maior conhecimento sobre sua rotina de atividades, isso te mantém informada, orientada e motivada”.

Além disso, a dieta também é outro fator que deve ser radicalizado, como alerta a  nutricionista Vanessa Gama, da Clinica Benesse: “Seguir um cardápio muito restrito é um atalho para cair no desânimo, pois deixa a pessoa fraca e sem energia. O baixo consumo de carboidratos também afeta o humor. Restrições acentuadas na alimentação exigem um sacrifício disciplinar muito grande, tudo o que você não precisa quando já está desestimulado”.