CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Quinoa: veja os benefícios e diferenças deste alimento em grãos, flocos e farinha

Muito saudável, a quinoa, ou quinua, pode ser consumida de formas diferentes, mas sempre são fontes de cálcio, Ômega 3, ferros e aminoácidos essenciais; confira!

Luiza Camargo Publicado em 10/08/2017, às 11h01 - Atualizado às 14h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diferenças da quinoa em grãos, flocos e farinha - Divulgação
Diferenças da quinoa em grãos, flocos e farinha - Divulgação

A quinoa, ou quinua, é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

É também fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6, além de possuir quantidades significativas de vitaminas do complexo B, como explica a nutricionista Haline Dalsgaard, idealizadora da plataforma online “Saúde no prato”.

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Ela também é uma rica fonte de ômega 3 e 6 e está relacionada à prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção da osteoporose, devido a suas quantidades de cálcio.”

+Goji Berry: veja os benefícios desta fruta que ajuda a emagrecer

Em entrevista à CARAS Digital, a expert explicou que a quinua pode ser consumida de 3 formas diferentes: em grãos, flocos e farinha; confira seus benefícios e diferenças!

GRÃOS —  “Podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou iogurtes. Também pode ser cozido deixando-os  de molho por algumas horas e cozinhando em água já fervente, no fogo baixo, por 15 minutos (fica mais saboroso se o sal for adicionado depois do cozimento). Pode ser misturado nas saladas, sopas e risotos ou servido com molhos. Cozido, dura até três dias na geladeira”.

FLOCOS — “Pode ser usada como os flocos ou servir como base para pães, biscoitos. Polvilhe em sopas, no iogurte, na salada de frutas e em vitaminas naturais”.

FARINHA – “Misturada em sucos e vitaminas, tempero de saladas, usada na substituição da farinha de trigo em massas de bolos, tortas, pães, macarrão caseiro, etc. A proporção para substituir nas receitas é de um para um, ou seja, para cada xícara de farinha de trigo, use uma xícara de quinoa no lugar”.