CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Psoríase: saiba mais sobre a doença de pele que incomoda Britney Spears e Kim Kardashian

Inflamação cutânea cria manchas vermelhas na pele que descamam e muitas vezes coçam; saiba mais!

Luiza Camargo Publicado em 02/09/2016, às 10h23 - Atualizado às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Britney Spears, Cameron Diaz e Kim Kardashian - Getty Images
Britney Spears, Cameron Diaz e Kim Kardashian - Getty Images

Britney Spears,Kim Kardashian eCameron Diaz são mulheres lindas e riquíssimas, que fazem muito sucesso no mundo do showbiz. Porém, as 3, como são humanas, sofrem com a mesma doença dermatológica, a psoríase. Nela, placas vermelhas que descamam aparecem na pele, principalmente nos pés, joelhos e cotovelos, e muitas vezes coçam muito, além de ser uma mancha feia, que incomoda quem sofre com elas. Em entrevista exclusiva à CARAS Digital, a dermatologista da Clínica Ella, Dra. Natally Morais, revelou as 5 principais questões sobre a psoríase; confira!

1. O que é a psoríase?
"Psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, que pode estar relacionada à herança genética em alguns casos. Se manifesta como placas eritemato-descamativas (placas vermelhas que descamam), podendo acometer principalmente cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Pode aparecer em qualquer idade, porém na maioria das vezes se manifesta antes dos 30 anos e após os 50 anos de idade".

2. Quais são as causas?
"O surgimento da psoríase está ligada à herança genética, mas fatores psicológicos como o estresse também vem sendo apontado como um fator importante para sua manifestação. Além disso, períodos do ano ou locais mais frios, alguns medicamentos e bebidas alcoólicas podem influenciar no desenvolvimento e evolução dessa doença de pele".

3. Como ela se manifesta?
"Existem diversos tipos de psoríase e a depender de cada um deles, o acometimento e apresentação é variável. Basicamente se manifesta como lesões em placa, com descamação prateada em base eritematosa (avermelhada) na pele acometida".

4. Existe tratamento ou prevenção?
"Não existe cura para a psoríase. Se trata de uma doença crônica de pele que pode se manifestar com melhora, às vezes completa das lesões, por meio do tratamento. O seguimento deve ser periódico e não há medidas preventivas nesta doença. Entretanto, pessoas que já tenham esse diagnóstico, podem se beneficiar de terapias, lazer e atividades físicas, devendo evitar estresse. A exposição solar moderada e cuidadosa pode ajudar no tratamento, bem como o uso de hidratantes e sabonete adequado para o banho".

A ingestao de bebida alcoólica deve ser evitada e o acompanhamento com dermatologista tem de ser realizado periodicamente.