CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Psicólogos explicam o motivo das famosas mudarem de carreira pela família

Joana Prado, Dani Souza e Fernanda Machado mudaram de carreira após serem mães; entenda o motivo

Bruna Nastas Publicado em 16/02/2018, às 09h42 - Atualizado às 15h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joana Prado, Dani Souza e Fernanda Machado - Reprodução/Instagram
Joana Prado, Dani Souza e Fernanda Machado - Reprodução/Instagram

Diversas celebridades mudaram de carreira pela família. Joana Prado, que ficou conhecida como a personagem Feiticeira no programa 'Programa H', de Luciano Huck, na Rede Bandeirantes, largou a carreira para seguir com a família. Ela é casada com o lutador Vítor BelfortDani Souza, que se destacou como Mulher Samambaia, no 'Programa Pânico, mudou de carreira após se casar com o jogador Dentinho, e Fernanda Machado, conhecida pelas novelas da Rede Globo deixou o Brasil e se mudou para os Estados Unidos.

Para o psicólogo e coach, Bruno Almeida, existem diversos fatores que levam as mulheres a desistirem da carreira. "Um está ligado ao fato de querer dar ao filho o que não teve de sua mãe. Outro é que os primeiros anos de vida são essenciais no desenvolvimento emocional da criança e a mãe tem uma grande influência na personalidade que será formada. Dinheiro não é tudo, a família é mais valorizada que o trabalho", explica.

Para a psicóloga Lívia Marques, a desistência pode ser relacionada a "desistir de algo que não seria um propósito de vida e investir em outro".

Todavia, é necessário um planejamento antes de se dedicar a família.  Segundo a expert, para que essa decisão aconteça "é necessária muita conversa e não apenas uma simples avaliação econômica. A mulher precisa estar certa de que não deseja mais trabalhar, mas ficar em casa".

Bruno afirma que, baseado nas suas experiências de consultório, muitas mulheres se sentem bem com a escolha, mas outras acabam se arrependendo. "Por isso é importante planejar. Optando por largar a carreira ou não, não deixe de estudar ou fazer cursos para que quando precise voltar ao mercado de trabalhe você esteja apta para desempenhar a função".

A psicóloga Lívia completa que, infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que a mulher só é produtiva quando ela ganha dinheiro. “É preciso entender que toda mulher é produtiva, independente do que faça", conclui.

----------------------------------------------------------------------------------------