CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Aos 51 anos, Paulo Zulu conta os segredos para se manter sempre jovem

Ator, modelo e empresário, Zulu come peixes que ele mesmo pesca no litoral catarinense e legumes e frutas de sua horta

Kellen Rodrigues Publicado em 03/07/2014, às 15h18 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo Zulu - Toti Jordan/Vira Comunicação
Paulo Zulu - Toti Jordan/Vira Comunicação

Com 51 anos completados em abril, Paulo Zulu se diz surpreso em ainda receber vários convites para trabalhar como modelo. “A gente sabe que a qualquer hora pode diminuir, mas ainda está tendo bastante procura. É até surpresa para mim, fico muito feliz”, conta à CARAS Digital. E não é para menos. Com uma vida de hábitos simples na paradisíaca Guarda do Embaú, Santa Catarina, ele mantém a forma com alimentação saudável – com legumes e frutas que planta em sua própria horta e pomar, e peixes que ele mesmo pesca -, além de atividades físicas que incluem surfe e jiu-jitsu.

Em bate-papo com CARAS Digital, o ator, modelo e empresário conta o segredo para se manter bem após os 50.

Com as mãos na terra

A primeira dica para a boa forma, ele garante, é pensar primeiro na saúde e longevidade, não apenas em parecer bonito para as câmeras. “Continuo com a disciplina alimentar e praticando vários esportes, levando vida como acreditei que eu seria muito feliz e continuo sendo”, explica.

“Tenho um barco de pesca na praia da Pinheira e a gente trabalha para uma produção semi-industrial e eu também pego para comer. Só como basicamente peixe”, conta o galã. “Tenho horta e pomar, e como moro em uma área urbana, mas um pouco rural, tenho facilidade em encontrar produtos como mel e raízes, de agricultura familiar”.

Zulu não hesita em botar a mão na terra para cultivar os alimentos. “Gosto de fazer sementeira de beterraba, repolho, couve, de plantar vários tipos de alface”, diz. “É um momento que você fica relax, bota a sua energia e você vai ter de volta depois”.

A dieta inclui pouco carboidrato e exclui carnes vermelhas. “Estou me mantendo assim há vários anos. Penso que, além da saúde, se eu mantiver uma alimentação que eu não ganhe peso eu me mantenho com as mesmas medidas e mesmo corpo para a publicidade. Então quando faço um trabalho fica fácil para quem investe porque estou sempre bem, com o mesmo corpo”, explica.

Faixa preta aos 46

Paulo começou a treinar jiu-jitsu quando tinha apenas 18 anos, mas os compromissos como modelo internacional fizeram com que ele deixasse a paixão pelo esporte em segundo plano. Aos 46 anos, no entanto, conquistou a faixa-preta e hoje dá aulas particulares, quase como hobby. “É um sonho que se transformou em forma de remuneração. Também dou seminário de defesa pessoal para mulheres”, conta.

Ele tem fôlego ainda para surfar, fazer escalada, praticar caça submarina e corrida. “Participo de provas de corrida em equipe. Na última que teve nossa equipe ficou em terceiro lugar. Gosto de me manter ‘forever young’. Se você tem a mente jovem e está feliz, você consegue realizar tudo aquilo que te mantém bem”, afirma o ator, que foi escolhido para ser garoto-propaganda de uma clínica de cardiologia por ter, segundo os médicos, ‘um coração de 30 anos'.

Vida simples na pousada

Zulu vive com a mulher, Cassiana, e os filhos Patrick, de 12 anos, e Derick, de 10, em sua pousada, a Zululand. Lá ele concilia a administração do empreendimento com a carreira de modelo e não se importa em ficar longe dos holofotes dos grandes centros. “O que pensei muito sério na minha existência é ser feliz. Não adianta a gente querer ser o que a gente não gostaria de ser para ganhar muito dinheiro. Fiz a opção de vida mais simples, com mais qualidade”, explica. E não descarta voltar a atuar. “Tenho vontade de fazer um longa-metragem. Adoraria se tivesse chance de fazer cinema. O que abrir de campo profissional artístico, seja como apresentador ou ator, realmente acho que tenho capacidade e condições de conciliar com a minha vida aqui e fazer um bom trabalho”, diz Paulo, que há dois anos apresentou o reality show The Amazing Race, no canal Space.

A família mora na Zululand há 15 anos. “A visão da pousada é qualidade de vida: comer bem, descansar muito... costumo perguntar para os hóspedes como está o ‘não fazer nada’", entrega. “Tenho clientes que há 15 anos vão para a pousada e quando chegam vira festa, já são da família. São só 14 bangalôs, então temos a chance de interagir bastante”.

Aposentadoria não está em seus planos. “Na verdade não existe uma regra, enquanto eu puder estar produzindo eu vou continuar. Se surgir publicidade aos 80 anos eu vou fazer. Não penso que continuo bonito, mas eu continuo com imagem forte e vendendo produto. Quando tira o ego do seu visual e coloca a força profissional você vê que não tem limite de idade e de tempo, porque sua geração vai acompanhar você”, acredita. “Não aparento a idade que eu tenho e isso facilita”.