CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Nutricionista lista dicas para manter a dieta no fim do ano

Nutricionista ensina como manter uma boa alimentação com as confraternizações dessa época; veja

Bruna Nastas Publicado em 15/12/2016, às 10h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nutricionista lista dicas para manter a dieta no final do ano - Shutterstock
Nutricionista lista dicas para manter a dieta no final do ano - Shutterstock

Com as festas e confraternizações de fim de ano, é difícil conseguir manter a dieta e uma boa alimentação.

"Consuma sempre um café da manhã reforçado, com bastante frutas, cereais integrais e proteínas magras e realize uma pequena refeição entre o desjejum e o almoço. Isso fará com que você se sinta mais saciado e não exagere na hora de comer fora. Monte sempre um prato colorido", diz a nutricionista Fernanda Marques.

Abaixo ela ensina algumas dicas antes de ir aos restaurantes. Confira:

Pizzaria: Opte sempre por massas integrais e recheios mais saudáveis como rúcula com tomate seco, queijo minas, palmito e etc. "No caso de macarrão, opte pelos molhos vermelhos, sugo, napolitano ou à bolonhesa que são menos calóricos do que molhos brancos e os cremosos".

Árabe: Opções assadas ou cruas são sempre as melhores. "Prefira quibe de forno à frituras, pastas como as de berinjela e grão de bico, tabule e abobrinha recheada são uma ótima pedida. Não exagere no pão e tente ao máximo ficar longe das preparações com manteiga como os folheados que apesar de serem assados são muito calóricos".

Quilo:  "Procure colocar no prato folhas, vegetais cozidos ou à vapor, para evitar preparações com esses alimentos que você desconhece como foi feito. Assim você fica mais saciado e ainda come alimentos ricos em vitaminas e minerais. Prefira azeite e vinagre aos molhos prontos e industrializados para salada. Dê preferência aos cereais integrais como arroz e macarrão integrais, à carnes magras como frango, peixe, carnes grelhadas ou assadas. Tente não misturar muitos carboidratos em um prato (como por exemplo arroz e batata, arroz e farofa). Em geral os pratos dos restaurantes à quilo são enormes, cuidado para não exagerar na quantidade e controle a quantidade pelo número de colheres que você coloca no prato e não pela impressão visual do prato estar cheio ou vazio", alerta Fernanda.

Japonês: Invista em pratos que não sçao fritos e sem arroz. "Com mais sashimis, shitakes e shimejis, missô, nabo e opções de legume no vapor. " Fique de olho nos molhos de soja, pois contém muito sódio (uma dica é pedir a verão light e diluí-lo com um pouco de sumo de limão). Evite teriaki".

Churrascaria: Prefira carnes magras e retire sempre a gordura quando for comer. "Faça um prato com salada e não só com a carne. Não fique “beliscando”, faça um prato uma vez só e coma somente até estar saciado".