Natação para iniciantes: saiba porque o esporte é melhor que os outros e como deve ser realizado

Assine

Por Luiza Camargo

Natação para iniciantes: saiba porque o esporte é melhor que os outros e como deve ser realizado

Como não tem muito impacto no corpo, a natação pode ser praticada por todas as pessoas de todas as idades

Que assistiu as provas de natação das Olimpíadas Rio-2016 é impossível não ter se encantado pelo talento, força, beleza e esforço que os atletas fazem e se submetem quando praticam o esporte. Esta é uma atividade muito pratica por crianças, mas, ao longo dos anos, é comum o abandono do exercício.

Todavia, retornar ao esporte ou iniciá-lo quando adulto, não tem problema nenhum. A natação e considerada um esporte completo e menos agressivo que a corrida, por exemplo.

"A natação tem a clara vantagem em relação à corrida de evitar impacto. Frequente nos exercícios fora d’água tem esse lado bom. Isto é especialmente vantajoso nos pacientes com problemas articulares nos membros inferiores (quadris, joelhos, tornozelos e pés)", revela  Márcio Schiefer, Médico do Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo.

Nadar é tipicamente considerado um exercício aeróbico, mas atividades físicas na água proporcionam resistência moderada, ajuda formar, fortalecer e manter os músculos(abdominal, braços e pernas), e é essencial para a saúde a longo prazo. Se o treino for voltado para resistência, ele também melhora o equilíbrio, sono e saúde dos ossos, além de queimar 500 calorias por hora. Quem quiser praticar o exercício, precisa saber que é necessário a orientação de um profissional.

"Não é recomendável que um iniciante pratique natação por conta própria.. O auxílio do profissional de educação física tem inúmeras vantagens, a começar pela instrução sobre a técnica adequada, o que reduz o risco de lesões e melhora a performance. Além disso, o professor pode indicar treinos educativos e direcionados para a deficiência técnica de cada atleta", explica o expert.
 

Tags relacionadas: Natação | Esporte | Atividade física | bem-estar

Notícia publicada Seg, 15 Ago 2016 as 11:08, por Luiza Camargo.






Mais Notícias de bem-estar