Narcisismo nas redes sociais: entenda os perigos da exposição

Assine

Por Bruna Nastas

Narcisismo nas redes sociais: entenda os perigos da exposição

Durantes suas férias no México, Kim Kardashian afirmou ter tirado 6 mil selfies; psicóloga e psicanalista explicam a exposição excessiva

Durante suas férias no México, Kim Kardashian revelou ter tirado aproximadamente 6 mil selfies, 1.500 por dia.

Viciada nas redes sociais, ela é conhecida por ser uma narcisista assumida.

Segundo a psicóloga Maíra Andrade Madeira, o "narcisismo é um conceito de psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutri uma paixão excessiva por si mesmo. Freud define o tema como uma característica normal em todos os seres humanos e está relacionado com o desenvolvimento dos desejos". Ainda de acordo com a profissional, as redes sociais colaboram para o exagero, além da busca pela fama a qualquer preço.

Para o psicanalista João Nolasco, do Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, Ciências Humanas e Sociais (IBRAPCHS), as redes sociais são como uma 'vitrine' do "eu idealizado". "Ou seja, onde se tem a oportunidade de vender uma imagem para obeter poder e glamour. Temos, hoje, um padrão de comunidade virtual onde o que adquire maior adicionamentos, curtidas e comentários, torna-se celebridade".

Com a exposição excessiva, Kim sofreu um assalto em Paris em 2016, onde foi feita de refém com homens armados. Para Nolasco, as redes sociais despertam a curiosidades dos outros. "Não tem como ter o controle de onde as imagens podem chegar, tão pouco das interpretações e pensamentos de quem está visualizando. Esta exibição faz com que a pessoa fique à mercê de qualquer situação, principalmente a este tipo de risco".

Para se prevenir, o psicanalista diz que é importante tomar bastante cuidado com o que é postado, evitando mostrar a onde está e etc. "Assim, dificulta situações de risco", conclui.

Tags relacionadas: Kim Kardashian | bem-estar

Notícia publicada Qui, 18 mai 2017 as 09:05, por Bruna Nastas.






Mais Notícias de bem-estar