CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Mulheres e corridas: esporte ajuda a amenizar cólicas menstruais; saiba mais

Médico revela em qual período do ciclo menstrual da mulher ela obtém sua melhor performance

Luiza Camargo Publicado em 17/08/2016, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corrida: esporte ajuda a amenizar cólicas menstruais - Getty Images
Corrida: esporte ajuda a amenizar cólicas menstruais - Getty Images

A corrida é um esporte adorado e praticado por milhares de mulheres ao redor do mundo. Uma paixão para muitas delas, que veem na prática uma forma de se manter saudável, queimar calorias e liberar endorfina. Porém, o ciclo menstrual pode influenciar no rendimento atlético feminino. Variações de humor, sono e dores podem afetar a performance, mas não é uma regra para todas as mulheres..

"A balança hormonal, que rege o ciclo menstrual, vai muito além de variações de humor. No período pré-menstrual, o aumento da progesterona e do estrogênio também levam a um discreto aumento da temperatura corporal e retenção de líquidos. Apesar de não haver um consenso na literatura, a maioria dos estudos aponta para uma melhor performance no período pós-menstrual, enquanto no pré-menstrual há menor tolerância ao esforço e rendimento nos esportes. Já na fase menstrual, as respostas variam muito de mulher para mulher, não tendo padrão definido. De maneira geral, no período pré-menstrual, recomendam-se treinos mais leves, regenerativos",   afirma o  Dr Sérgio Maurício, também conhecido como Dr Corrida, médico ortopedista, maratonista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.

Todavia, a corrida é uma  grande aliada contra as cólicas menstruais. Segundo o expert, ela ajuda a amenizar as dores e  inchaços .

"A corrida melhora o metabolismo, vascularização e funcionamento dos órgãos pélvicos, reduzindo significativamente as cólicas menstruais. Além disso o efeito analgésico da endorfina (hormônio do prazer), contribui para a redução das dores e da ansiedade".