CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

O grito de alerta de Isis Valverde contra o câncer

"Eu perdi o amor da minha vida para essa doença", diz a atriz

por Luciana Marques Publicado em 11/10/2016, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Isis Valverde - NANA MORAES E CADU PILOTTO
Isis Valverde - NANA MORAES E CADU PILOTTO

Pouco antes de posar seminua, com as mãos sobre os seios, como sinal de alerta para a importância do auto-exame e prevenção do câncer de mama, em foto publicada com exclusividade por CARAS, Isis Valverde (29) estava nervosa. Afinal, era a primeira vez que fazia uma sessão de fotos desse tipo. Mas a nobre missão de embaixadora da campanha Outubro Rosa, pela Fundação Laço Rosa, e uma forte história de drama pessoal envolvendo a doença, trouxeram força e motivação.

Há 12 anos, sua avó materna, Maria Nilce Senador, faleceu aos 74 anos vítima desse mal que mata anualmente mais de 10000 brasileiras. “Perdi o amor da minha vida para essa doença, a minha segunda mãe. Vocês não sabem a grande mulher que ela era, uma guerreira. Não se entregou até o último instante. Então, na hora da fotos, pensei muito nela e em todas as mulheres. Se fui chamada para a campanha é porque Deus quer que eu faça algo, o universo conspira para que eu levante essa bandeira”, diz ela sobre a causa, que viraliza nas redes a hashtag #MaoSempreAlerta.

A tranquilidade passada pela fotógrafa Nana Moraes (52) e o incentivo de familiares e do namorado, André Resende (37), também foram essenciais. Após o ensaio, Isis conheceu o Força na Peruca, projeto da Laço Rosa de capacitação profissional de peruqueiros voltado a moradores de comunidades carentes do Rio, com certificação da expert Gleice Milesi (45). Todo o fluxo de doação de cabelos para o programa da ONG é feito pela plataforma www.fortalizese.com.br, com patrocínio de Eximia. E através do Banco de Perucas Online, que já atendeu mais de 2500 mulheres no País, desde 2011, pacientes com qualquer tipo de câncer podem solicitar, pela internet, uma peruca gratuita. Curiosa, Isis, que estará na trama das 9 À Flor da Pele, de Glória Perez (68), no ar em 2017, queria saber detalhes do processo, desde a separação, mistura e tecimento dos fios à assepsia, corte e penteado. “É um trabalho espetacular. As mulheres têm a coisa forte da vaidade. A possibilidade de terem uma peruca acaba amenizando um pouco o sofrimento durante o tratamento”, ressalta a estrela, que se programa para lançar, no próximo ano, os longas Pedro Malasartes, Amor.com e Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei.

Qual a importância da prevenção do câncer de mama?
Como brinco, esta é uma causa em que você não veste a camisa, você tira. Então, tirei a minha para incentivar as mulheres a perderem o medo e a quebrar tabu sobre o assunto. Há gente no interior que nem fala a palavra câncer. Temos que ir à luta, alertar. Hoje é muito mais fácil ser curado se a doença for descoberta no início. Por isso, a importância do toque, dos exames. O seio é uma parte linda que a mulher tem. Deve ser cuidada como qualquer outra do corpo. Não precisa ter vergonha de ser mulher.

Para fazer uma foto como a da campanha, é preciso atitude. Você se vê assim?
A mulher ainda sofre com certo machismo, de todos os lados. É aquele famoso ‘eu posso, você não pode.’ A gente já está vendo algumas coisas retrocederem no Brasil. Imagina se a mulher não tiver pulso? Então, precisa ter atitude, sim.

Que conselho você daria a todas as mulheres?
Cuide do corpo, ele é seu templo. Passa uma vassoura, um pano, dá uma arejada. Não tem essa de deixar para amanhã porque, depois, a conta vem. Vamos ficar atentas, prestar atenção aos sinais. Essa é uma doença do nosso século que realmente assola a vida, tira pessoas que amamos do nosso convívio. Ela é agressiva. Convivi com todos esses problemas de perto. Sabia os desejos da minha avó, o que mais doía... No início, você perde o seio, o cabelo, é como arrancar sua feminilidade na unha. Depois o batom, o pó, vai deixando a vaidade de lado. Por isso, vamos nos cuidar, fazer uma profilaxia. Não custa nada!