CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

HPV: saiba tudo sobre este vírus, responsável pelo câncer de colo de útero, e sua vacinação

Ministério da saúde liberou as 3 doses da vacina para meninas dos 11 aos 13, mas garotas mais velhas e meninos também podem tomá-la em clínicas particulares. Ginecologista explica os perigos do HPV e os benefícios da vacina contra o vírus

Luiza Camargo Publicado em 21/03/2014, às 16h04 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
HPV: saiba tudo sobre este vírus e sua vacina - Shutterstock
HPV: saiba tudo sobre este vírus e sua vacina - Shutterstock

Começou no último dia 10 a campanha do Ministério da Saúde contra o vírus do HPV, que está disponibilizando gratuitamente vacinas em postos de saúde para meninas de 11 aos 13 anos. Pouca gente já tinha ouvido falar do HPV e de seus riscos, que entre eles está o desenvolvimento do câncer de colo de útero, responsável pela morte de 4800 brasileiras anualmente.

O ideal é que a vacina seja tomada antes da iniciação sexual e meninas com mais de 13 anos e rapazes de todas as idades podem tomá-la em clínicas particulares. Cada dose – são 3 no total – custa aproximadamente 390 reais.

+ Atestados médicos de filhos doentes: funcionam para faltar no trabalho?

Para esclarecer melhor as dúvidas e curiosidades sobre a vacina e o que é o HPV, entrevistamos uma ginecologista obstreta, Dra. Barbara Murayama,  que revelou todos os riscos e questões que envolvem o vírus e sua proteção. Confira!

Afinal,  o que é o HPV?
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta apenas humanos. Existem mais de 100 tipos de HPV que que podem causar lesões em pele e mucosa. É transmitido por via sexual e causa, entre outras doenças, o câncer de colo do útero. Este câncer é um dos mais frequentes entre as mulheres brasileiras, mas também tem grande potencial de prevenção e cura.

A vacina do HPV protege as meninas/mulheres de contrair o HPV ou de desenvolver verrugas genitais?
A vacina contra o HPV pode ajudar a se prevenir de uma infecção pelo HPV. Uma infecção por HPV nos genitais pode levar ao câncer do colo do útero (câncer cervical), vagina e vulva, além de câncer de anus e verrugas genitais em homens e mulheres. Além disso, uma infecção pelo HPV na boca e na garganta pode se desenvolver ao câncer de boca e garganta (em mulheres e homens).

-Vacina
Hoje existem disponíveis 2 tipos de vacinas. Há a bivalente, que protege apenas contra os dois subtipos principais causadores de câncer de colo (16 e 18), e a quadrivalente, que além dos benefícios da bivalente, protege também contra o 6 e o 11, que são os principais causadores de verrugas.

Como eu descubro se já tenho HPV? Se eu tiver como é o tratamento? Há grandes riscos de morte?
O exame preventivo de Papanicolau nas mulheres é o principal exame. Ele deve ser realizado anualmente após o início da atividade sexual. Mas a mulher, além da visita de rotina ao ginecologista, deve procurar atendimento ginecológico se perceber verrugas ou tiver relações sexuais desprotegidas, assim poderá ser avaliada em relação a outras DSTs- doenças sexualmente transmissíveis.  Caso haja alteração no papanicolau ou seja identificada alguma lesão suspeita, será indicada a colposcopia e /ou vulvoscopia, em casos de suspeita de lesões em região de ânus também existe a anuscopia.  O tratamento se baseia nas lesões, então para cada tipo de lesão será realizado um tratamento específico que pode variar de cauterizações com ácido, eletrocauterio ou laser. Alguns medicamentos tópicos podem ser indicados. Em caso de lesões mais avançadas podem ser necessários procedimentos cirúrgicos com retirada parcial ou total do colo uterino. Se existir uma câncer, o tratamento pode envolver a perda do útero e radioterapia, dependendo do estágio da doença. 

Meninas com mais de 14 anos podem se vacinar contra o HPV? Qual é a idade ideal para tomar a vacina?
A idade ideal é antes do início da atividade sexual. O Ministério da Saúde instituiu a partir de 11 aos 13 anos no sistema único de saúde (SUS). A proposta é que, em 2015, comecem a ser vacinadas as de 9 - 11 . Mas a mulher pode e deve ser vacinada em qualquer idade, o ideal é que nunca tenha tido infecção. 

Existem muitas pessoas que têm HPV e não sabem? É muito comum no Brasil?
A maioria das pessoas terá contato com o HPV em algum momento da sua vida, mas a maioria não terá doença.  Sabe-se que, em 2011, 5.160 mulheres morreram por conta de câncer de colo uterino. O câncer de colo é o  terceiro câncer mais comum entre as brasileiras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres têm HPV no mundo, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.

Os homens também devem se proteger? Como? Quais são os perigos para os homens que têm HPV?
Sim. A principal maneira de prevenção é o uso de preservativo em todas as relações sexuais. E a vacina que ainda não está no calendário vacinal masculino, mas deverá em entrar nos próximos anos.  Eles podem ter verrugas e câncer genitais e anal, assim como na boca e garganta. 

Muitos pais não levam as filhas para tomar a vacina acreditando que assim elas irão iniciar uma vida sexual. Esta “ideia” faz sentido ou a vacinação é importante acima de qualquer coisa?
A vacinação não estimula o início de vida sexual, tampouco o diálogo aberto em família sobre esse tema. Os pais têm papel principal na orientação dos seus filhos no que tange a prevenção de DST, ao uso de preservativos etc. Quanto mais os pais deixarem o canal de diálogo aberto, melhor. A ginecologista pode auxiliar, intermediando, orientando, mas não há substituto para a orientação dos pais. Vacinação é um ato de proteção, um ato de amor.