CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Grávida, Eliana sofre descolamento de placenta; ginecologista explica

O especialista explica os riscos do descolamento de placenta para a mãe e o bebê

Bruna Nastas Publicado em 25/05/2017, às 09h41 - Atualizado às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eliana - Thiago Duran / AgNews
Eliana - Thiago Duran / AgNews

Grávida de cinco meses, Eliana revelou recentemente que está afastada do trabalho por orientações médicas. A apresentadora contou aos fãs que sofreu um descolamento de placenta e, por conta disso, terá que ficar de repouso até o fim da gestação.

O ginecologista da Clínica Primordia, Dr. Marcio Coslovsky explica que o descolamento "acontece quando a ligação entra placenta e útero se rompem, impedindo assim a troca de nutrientes e oxigênio entra mãe e filho".

Apesar de ser algo raro, ele alerta que a idade avançada é um fator para o descolamento ocorrer. "A idade avançada desencadeia uma série de problemas, inclusive o deslocamento da placenta. Mas não é o principal fator. Normalmente, é associado a hipertensão materna. Não existe um aviso prévio sobre isso, mas quando acontece a mãe começa a ter sangramento e dores na barriga".

O especialista diz que o bebê perde o fluxo de oxigênio e nutrição, podendo até não sobreviver. "Já a mãe, se for atendida prontamente, tem riscos mínimos. Mas, dependendo do caso, pode perder o útero".

Dr. Marcio ressalta que não existe uma regra para evitar que isso ocorra, mas se "a mãe tem hipertensão, deverá ter acompanhamento médico com mais frequência, fazer exames regulares e medias paliativas se tiver algo mais estranho".