Revista CARAS
Busca
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Longe da TV, Xuxa revela: “Minha mãe é meu chão”

Com o apoio de Junno, ela enfrenta séria lesão no pé e a doença da mãe

CARAS Publicado em 27/03/2014, às 10h08 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Xuxa e Junno Andrade - Blad Meneghel
Xuxa e Junno Andrade - Blad Meneghel

Em mais de 30 anos de emblemática carreira na TV, pela primeira vez Xuxa Meneghel (50) se vê “obrigada”, por motivo de saúde, a ficar um longo período fora do ar. Em janeiro, o anúncio do afastamento e do fim do TV Xuxa, decisão tomada em conjunto com a Globo, acabou gerando inúmeras especulações. A estrela manteve-se em silêncio, até mesmo porque também enfrenta um drama familiar. Sua mãe, Alda (77), que sofre de Parkinson, esteve internada 38 dias com pneumonia.

Agora, com Alda já em casa, apesar do estado ainda delicado, Xuxa resolveu falar. Em entrevista exclusiva à CARAS, revela que o problema no pé esquerdo é mais sério do imaginavam. “É necessária a pausa. O osso está quebrado e apresentando necrose. Trabalhei até o fim do ano suportando a dor”, explica, durante visita, em Santos, ao MSC Preziosa, maior transatlântico a navegar no País e do qual é a madrinha brasileira. Para superar o período difícil, Xuxa conta com o apoio do amado, Junno Andrade (50), e da filha, Sasha (15). Além disso, se apega à fé. Mas quem aposta numa fase sabática, se engana.

+ Xuxa Park completa 20 anos: Relembre os momentos que marcaram o programa

Ele nega rumores de que iria fechar sua empresa no Brasil e se mudar para os EUA. “Meu lugar é aqui, onde está meu trabalho, a Fundação e, principalmente, minha família”, justifica. De contrato renovado com a Globo, enquanto não retorna com a nova atração – fica afastada por, no mínimo, seis meses –, segue tocando projetos que não exigem muito esforço físico, como a gravação do DVD Xuxa Só Para Baixinhos 13, a inauguração da primeira Casa X, em abril, em SP, franquia de bufê infantil com 40 unidades sendo construídas; e a celebração dos 25 anos de sua Fundação em Pedra de Guaratiba. Empolgada, conta ainda que os personagens do XSPB estreiam show em abril, no Rio.

– Qual a situação do seu pé?

– O osso está quebrado. Li muitas coisas, pessoas dizendo que é inflamação, etc. Não! Como o osso quebrou faz tempo e continuei usando salto, piorou. Tinha que gravar, dançar... Aguentei a dor, mas foi ficando pior. E, ao me poupar no programa, reclamavam de que estava “muito tempo sentada”. A orientação do médico é repouso, tirar o salto alto e imobilizar. Usei agora botinha por dois meses e meio sem interromper e melhorou muito. Mas durante a internação da mãe, não usei por alguns dias.

– Quando noticiaram seu problema, sesamoidite, você alertou para o cuidado no uso de salto. O que aconselha às mulheres?

– Tenho fratura no sesamóide, um osso bem resistente. Sesamoidite é a inflamação, o primeiro sinal de que algo está errado com o pé. É preciso tomar cuidado aos primeiros sintomas de dor. Não exagerar e nem continuar usando salto, como fiz, pois da inflamação para o rompimento do osso é rápido. Quis cumprir os compromissos de gravações e tudo piorou.

– Pela primeira vez você fica tanto tempo fora do ar...

– É necessário. Nos últimos dias do programa tive até que mudar o figurino para incorporar a botinha. Meus fãs reclamam. Mas recebi muitas mensagens, li tantas coisas boas. E sei que eles entenderam.

– Algumas notícias insinuavam que o TV Xuxa deixou a grade por problema de audiência ou que sua relação com a Globo não era das melhores. Algo a dizer?

– Vão sempre falar. Às vezes coisas verdadeiras e bonitas. Às vezes, não. É o preço que tenho a pagar por ter o carinho e o amor de muita gente.

– O que te move a continuar?

– Meu público, minha Fundação e a vontade de fazer coisas novas.

– Qual recado daria aos fãs sobre a volta e o novo programa?

– Xiii! Vão ter que esperar um pouco, ainda não estou liberada para gravar. O XSPB 13 vai ser da cintura para cima. Cumpro compromissos comerciais, campanhas, todos com a botinha.Também tem um filme, que devemos rodar este ano. Para matar um pouco as saudades, os fãs terão Papo X e quadros do Planeta exibidos pelo Viva.

– Você vive uma fase difícil também devido à saúde delicada de sua mãe. A que se apega neste momento?

– Falo com Deus. Falo, ouço, sinto. Ele faz tudo, como sempre, na minha vida e na de quem amo. A presença Dele é fundamental. O começo do ano foi difícil, mas Deus sabe o que faz. Se tivesse que deixar a mãe no estado em que está para gravar os programas,iria surtar. Ela é o meu chão.

– Dia 27 você faz 51 anos...

– Não tenho nada a reclamar da idade, estou me cuidando, tenho saúde, trabalho no que gosto, vivo em paz. Mas o maior desejo é saúde para a minha mãe. Só falta isso!

– Qual importância do Junno?

– Ele é a melhor companhia em uma viagem a Nova York ou no quartinho do hospital onde a mãe vesteve internada. Ju me entende, me protege, me ajuda, me faz bem.

– Como está a parceria com o seu namorado no XSPB 13?

– Ótima! Ele me mostrou trabalho que tinha com amigos, ainda incompleto. Quando escutei, vi logo que podia ser um XSPB, já imaginei o vídeo. É uma proposta diferente. Juntou a vontade de fazer coisas novas com o lado lúdico e educativo necessário ao projeto.

– Como está a Fundação?

– Começamos o ano com a inauguração da escola Hebe Camargo, novo sonho realizado. Outro desejo é que um dia todas as minhas crianças tenham padrinho ou madrinha. Assim, diminuindo a preocupação com necessidades básicas deles, poderei ampliar a Fundação e dar mais oportunidades a todos.

– O que esperar da Casa X?

– Quero visitar todas este ano. Tem a nave, mensagem minha personalizada, comida para os que gostam de tudo e para os que preferem coisas saudáveis. Gringo Cardia fez um projeto incrível. Tenho certeza, toda a família vai amar. Na Casa X é assim: você sonha e a gente faz a festa!