CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Dieta do baixo índice glicêmico: saiba mais sobre este regime que conquistou Julia Roberts

Camila Rodrigues e Sharon Stone também seguem a dieta que tem alimentos como feijão, ervilha, maçã, cenoura e ameixa como prioridades

Luiza Camargo Publicado em 11/04/2016, às 14h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Julia Roberts, Camila Rodrigues e Sharon Stone - Getty Images/Instagram
Julia Roberts, Camila Rodrigues e Sharon Stone - Getty Images/Instagram

 A dieta do baixo índice glicêmico é famosa há anos por apresentar bons resultados e conquistou estrelas de Hollywood como Julia Roberts e Sharon Stone. Mas, no último ano, ela voltou a ser uma das queridinhas não só das famosas, mas também do público que deseja emagrecer como saúde.

Sabe-se que alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, que aumentam a glicose sanguínea (glicemia) quando consumidos isoladamente estimulam o ganho de peso. À medida que a glicose chega rapidamente na corrente sanguínea, por alguns fatores biológicos, a fome aumenta muito pouco tempo depois, desfavorecendo a dieta, pois aumenta o risco de consumir alimentos que não estavam planejados para aquele momento.  Ocorre também de maneira rápida o deposito desta em forma de gordura, principalmente na região abdominal, quando não feita atividade física após sua ingestão. Por isso, uma dieta com alimentos com baixo índice glicêmico evita este tipo de efeito", afirma a nutricionista Jaqueline Costa do Spa Posse do Corpo.

Os alimentos com baixo índice glicêmico favorecem o resultado de emagrecimento, visto que com absorção lenta não há picos de insulina e conseqüente efeito rebote, além de aumento da saciedade. Destacam-se alimentos de baixo índice: maçã, pêra, lentilha, cenoura,  ameixa ervilha e feijão. 

"Existem formas de tornar uma refeição com alimentos de moderado a alto índice glicêmico (melancia, arroz branco, banana, tapioca, suco de uva, entre outros) aliando estes a alimentos fonte de fibras solúveis, proteínas e algumas gorduras, pois como a digestão destes macronutrientes e micronutrientes é lenta, o composto geral da refeição também será retardado. Uma refeição equilibrada seria, por exemplo:  1 banana (moderado índice glicêmico + 1 colher de sopa de aveia (fibra solúvel) ou 1 tapioca (alto índice glicêmico) recheada com ovos mexidos (proteína)", afirma a expert.

Em suma, uma dieta  rica em alimentos de baixo índice glicêmico te ajuda a disfarçar a fome e diminuir a gordura abdominal. E , como ela não exclui outros tipos de comida, apenas diminui seu consumo, ela é saudável e equilibrada.