Assine

Por Luiza Camargo

Descubra quais são as sopas aliadas da dieta e as que são engordativas

Nutricionista indica os ingredientes que podem deixar as sopas verdadeiras bombas calóricas e quais a deixam light

Com a chegada dos dias frios do outono e inverno, as sopas ganham destaque na dieta do brasileiro. Quentinhas e deliciosas, elas se transformam no alimento preferido para o almoço e, principalmente, para o jantar, já que, na cultura popular, elas são conhecidas por serem “leves”. Porém, esta teoria não é completamente verdadeira. Há sopas muito nutritivas e lights, parceiras da dieta, mas há algumas muito engordativas.

Desde que contenha os alimentos adequados, a sopa é uma boa alternativa. Ela pode virar uma bomba calórica, que você vai comer rápido e sem perceber, se escolher ingredientes errados. Fuja de caldo verde com batata inglesa, bacon e minestrone, composta por macarrão com feijão”, alerta a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro.

+Farelo de aveia diminui a barriga e melhora o funcionamento do intestino

+ Confira sete dicas práticas e certeiras para não engordar nos dias frios

Sopas saudáveis devem ser compostas por legumes e gorduras boas.

Uma sopa balanceada deve possuir uma porção de proteína ou gordura boa, como amêndoas, semente de girassol ou de linhaça. Entre os legumes, os mais recomendados são abobrinha, berinjela, chuchu, alho poró, couve-flor, brócolis, abóbora e carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce ou baroa. Se você optar pelos carboidratos, combine com legumes de sabor neutro, como couve-flor e chuchu, para diminuir o teor de calorias do prato”.

Tags relacionadas: Receitas light | Dieta - Armadilhas | Dieta - Aliados | BEM-ESTAR

Notícia publicada Qua, 11 jun 2014 as 16:06, por Luiza Camargo.