Assine

Por Bruna Nastas

Conheça os alimentos que ajudam a prevenir e tratar o câncer de mama

A nutricionista lista os alimentos naturais que ajudam na prevenção e no combate ao câncer; conheça

Uma alimentação saudável e balanceada ajuda na prevenção e combate ao câncer de mama.

Segundo a nutricionista Ana Paula Moura, é possível reduzir o risco de uma mulher desenvolver a doença com essa pequena mudança. "A alimentação é o primeiro passo, ela deve ser nutritiva, equilibrada e proporcionar prazer e saúde".

A expert aconselha abrir mão de pequenas guloseimas e produtos industrializados, como chocolate e pizza.

Confira as dicas e invista:

Ômega 3: Peixes (salmão e sardinha), farinha de linhaça, óleo de peixe. Esses alimentos são importante para a prevenção porque são antiinflamatório e, por a obesidade ser um dos fatores que propicia o crescimento de células cancerígenas, é primoridal previnir, já que a obesidade caracteriza inflamações no organismo. "Além disos, o ômega 3 atua abaixando níveis de triglicerídeo e colesterol no sangue. O excesso dessas propriedades no organismo pode desencadear câncer de mama (além de outros tipos da doença)".

Frutas vermelhas: Ricas em antocianina, um corante com prorpriedades anticancerígenas, as frutas ajudam a retardar o aparecimento de céluas doentes. "Esse nutriente expulsa os radicais livres do organismo (substâncias presentes em alimentos industrialziados, por exemplo). As frutas vermelhas possuem uma propriedade antioxidante, que retarda o enevelhecimento das células também. Exemplos: morango, blue berry e amora",

Vegetais crucíferos: Brócolis e couve-flor, por exemplo, "possuem em sua composição a substância sulforafano, que impede que as células do organizamos passem pela mutação que ocasionam o câncer. O ideal é fazer um revezamento desses vegetais com outros de cores escuras, como espinafre e rúcula, por exemplo".

Cenoura: Um estudo de Harvard feito com mulheres mostra que as que consomem cenoura "possuem menor probabilidade de desenvolver câner de mama. A justificativa é o betacaroteno presente no alimento, que é antioxidante e expulsa os radicais livres do corpo".

Fibras: Cereais integrais, feijões e leguminosas em geral ajudam a eliminiar o excesso de colesterol do corpo. "Um fator pré-determinante para o desencadeamento de câncer de mama e próstata, dentre outros. Comer de 25 a 30g de fibras por dia é o recomendado pela OMS".

Tags relacionadas: BEM-ESTAR

Notícia publicada Sex, 27 out 2017 as 09:10, por Bruna Nastas.